Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVaz Junior, Carlos André-
dc.contributor.authorOliveira, Henrique Santucci Breves-
dc.date.accessioned2023-06-21T15:44:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:54Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20883-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectEfeito estufapt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.titleComparativo dos modais ferroviário e rodoviário para o transporte de biodiesel no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1862808949097711pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2812788239711102pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Rodrigues, Letícia de Carvalho-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3148438189122983pt_BR
dc.contributor.referee1Mothé, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0712684631748203pt_BR
dc.contributor.referee2Oroski, Fábio de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9380873464036320pt_BR
dc.description.resumoA NDC brasileira de 2022 estabelece uma meta de redução de 50% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030, comparado ao ano de 2005. O biodiesel é, hoje, uma das soluções para a descarbonização do setor de transporte rodoviário de carga. Foi encontrado que a maior parte do transporte de biodiesel é feito através do modal rodoviário, dessa forma o estudo analisou a viabilidade técnica e econômica de utilizar a malha ferroviária para o transporte do biodiesel, desde os produtores até os centros consumidores. O trabalho avaliou os gargalos técnicos do modal ferroviário e a dificuldade de interoperabilidade na malha ferroviária brasileira. No estudo foi possível determinar que o modal ferroviário apresenta diversas vantagens com relação ao modal rodoviário que podem ser exploradas no contexto de transporte de biodiesel. Dessa forma, foi possível determinar que existem fluxos ferroviários que podem ser utilizados para o transporte de biodiesel com viabilidade técnica e econômica. Os principais fluxos que se mostram competitivos economicamente são originados na região sul, a maior produtora de biodiesel do país em 2021. Assim, se estabeleceu a viabilidade econômica e técnica apresentada por esse modal no transporte do biodiesel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACAO DE SISTEMAS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HSBOliveira.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.