Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20891
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação da política nacional de desenvolvimento de atividades espaciais como política orientada por missões: um panorama do PNAE 2012-2021
Author(s)/Inventor(s): Santos, Matheus da Silva
Advisor: Rovere, Renata Lèbre La
Abstract: O presente trabalho faz um levantamento e análise da Política Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais, objetivando interpretar se pode ser enquadrada segundo o arcabouço teórico recente de política orientada por missões de Mariana Mazzucato (2017). Para isso, essa análise busca a delimitação de critérios e indicadores para essa qualificação e qual o contexto da teoria da inovação nos quais eles se inserem. Posteriormente, o objetivo é a compreensão do contexto do setor espacial para a definição do objeto de análise – o Programa Nacional de Atividades Espaciais 2012-2021, que é a maior expressão da política espacial citada inicialmente – e possibilitar, por fim, uma interpretação conforme os critérios e indicadores levantados dentro do contexto da economia evolucionária. Para isso, a análise utiliza de uma revisão bibliográfica para o referencial teórico e compreensão das atividades espaciais, utilizando dados e informações disponibilizadas por relatórios e plataformas de dados para adentrar mais especificamente no cenário brasileiro. Em suma, a interpretação sugere que a política espacial brasileira se enquadra como uma política orientada por missões e contém alguns dos elementos necessários para seu sucesso, porém há indícios de que sua implementação se aproxime mais da concepção antiga de políticas orientadas por missões.
Keywords: Economia evolucionária
Sistema de inovação
Estado empreendedor
Economia espacial
Política Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais
Programa Nacional de Atividades Espaciais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-May-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Matheus Silva dos. Avaliação da política nacional de desenvolvimento de atividades espaciais como política orientada por missões: um panorama do PNAE 2012-2021. 2021. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSSantos.pdf710.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.