Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20947
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araujo Neto, Waldmir | - |
dc.contributor.author | Casais, Jose Antonio Casais | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T17:45:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20947 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação química | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciência | pt_BR |
dc.subject | Ciências em escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
dc.subject | Mediação Semiótica | pt_BR |
dc.title | Vygostyky: uma síntese de referencial teórico para a educação química na perspectiva da semiótica cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7736550619459647 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Célia Regina Sousa da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4580798083317915 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martinhon-Tamiasso, Priscila | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo foi realizado, a partir da análise teórica da concepção de desenvolvimento humano em Vygotsky, para explicar as atividades de ciências em escolas públicas baseadas na teoria da Semiótica Cultural, com enfoque no uso de mídias como ferramentas para o professor, no papel de mediador na construção de conhecimento de alunos no ensino básico. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em revisão sistemática de três sites de busca: o Scielo, o Periódicos Capes e o Google Scholar. Em seguida, é feita a seleção de literatura no levantamento dos trabalhos sobre o tema em questão, a fim de promover uma discussão da compreensão do movimento da produção de conhecimento em forma de artigos entre 2017 e 2021. Nesse sentido, o problema de pesquisa é identificar se os pressupostos semióticos são soluções para o Ensino de Ciências. Já o objetivo é contribuir na análise sobre os dilemas e possibilidades no ensino de ciências na perspectiva da Psicologia Histórica Cultural, em uma turma heterogênea de diferentes graus de comprometimento. Uma das propostas pedagógicas desse trabalho é apresentar um planejamento de aula a ser aplicada em sala de vídeo, utilizando a abordagem da semiótica cultural de Vygotsky, de modo que, ao final do processo, os alunos possam se familiarizar com a linguagem empregada na química. E apontar como o profissional da educação tem um importante papel não somente no processo de formação do conhecimento, mas também na formação e letramento científico dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jose Antonio Casais Casais.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.