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dc.contributor.advisorAraujo Neto, Waldmir-
dc.contributor.authorCasais, Jose Antonio Casais-
dc.date.accessioned2023-06-30T17:45:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:55Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20947-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação químicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciapt_BR
dc.subjectCiências em escolas públicaspt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectMediação Semióticapt_BR
dc.titleVygostyky: uma síntese de referencial teórico para a educação química na perspectiva da semiótica culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7736550619459647pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Célia Regina Sousa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4580798083317915pt_BR
dc.contributor.referee2Martinhon-Tamiasso, Priscila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo foi realizado, a partir da análise teórica da concepção de desenvolvimento humano em Vygotsky, para explicar as atividades de ciências em escolas públicas baseadas na teoria da Semiótica Cultural, com enfoque no uso de mídias como ferramentas para o professor, no papel de mediador na construção de conhecimento de alunos no ensino básico. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em revisão sistemática de três sites de busca: o Scielo, o Periódicos Capes e o Google Scholar. Em seguida, é feita a seleção de literatura no levantamento dos trabalhos sobre o tema em questão, a fim de promover uma discussão da compreensão do movimento da produção de conhecimento em forma de artigos entre 2017 e 2021. Nesse sentido, o problema de pesquisa é identificar se os pressupostos semióticos são soluções para o Ensino de Ciências. Já o objetivo é contribuir na análise sobre os dilemas e possibilidades no ensino de ciências na perspectiva da Psicologia Histórica Cultural, em uma turma heterogênea de diferentes graus de comprometimento. Uma das propostas pedagógicas desse trabalho é apresentar um planejamento de aula a ser aplicada em sala de vídeo, utilizando a abordagem da semiótica cultural de Vygotsky, de modo que, ao final do processo, os alunos possam se familiarizar com a linguagem empregada na química. E apontar como o profissional da educação tem um importante papel não somente no processo de formação do conhecimento, mas também na formação e letramento científico dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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