Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20964
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Lindley de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T14:21:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-18 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Lindley de Oliveira. A história da gravadora de medalhas, pintora, professora da ENBA e médium Dinorah Azevedo 1888-1973. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20964 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dinorah Azevedo de Simas Enéas | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | Escola Nacional de Belas Artes | pt_BR |
dc.subject | Psicopictografia | pt_BR |
dc.title | A história da gravadora de medalhas, pintora, professora da ENBA e médium Dinorah Azevedo 1888-1973 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Rocha, Tássia Christina Torres | - |
dc.description.resumo | Professora, pintora, gravadora e médium, a artista Dinorah Azevedo de Simas Enéas (1888-1973) passou mais de 45 anos envolvida com a Escola Nacional de Belas Artes, contudo pouco se sabe sobre sua vida e obra. Este trabalho pretende desenvolver uma biografia, apontando aspectos da vida de Dinorah que a tornam relevante dentro dos contextos onde produziu. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos registros conservados no Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de notícias disponibilizadas pela Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional. Apresentamos os principais aspectos de vida e obra de Dinorah estruturados em diferentes camadas a partir de três eixos: sua atuação no âmbito acadêmico, os impactos do gênero em sua trajetória e a expressividade de sua atuação mediúnica na psicopictografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOCorrêa.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.