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http://hdl.handle.net/11422/209
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Freire Filho, João | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Tiago José Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T19:45:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-13 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Tiago José Lemos. Da patologia à celebração: representações de gênero e o discurso dos fãs no filme “Quase famosos”. 2004. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/209 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fã | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.title | Da patologia a celebração: representações de gênero e o discurso dos fãs no filme “Quase famosos”. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6936704860361247 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coutinho, Eduardo Granja | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2650649315934001 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Herschmann, Micael | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudo sobre as representações dos fãs dos sexos masculino e feminino no filme “Quase famosos”. A partir de duas representações estereotipadas da figura do fã – a massa de garotas histéricas e sexualmente promíscuas ou o misantropo obsessivo de tendências homicidas – esta análise investiga de que forma o filme pretende ir além do clichê ao incorporar, no discurso de seus personagens, algumas das contradições envolvidas na prática dos fãs de rock. Esta concepção patológica do fã é entendida no contexto de uma postura crítica frente aos efeitos desagregadores da Era Moderna, que fragmentou a idéia de comunidade no sentido tradicional e produziu uma sociedade tecnologicamente avançada, porém carente de valores morais. Decorrem deste posicionamento tanto a imagem da groupie quanto a do fã solitário, nas quais estará fundamentada a análise do filme de Cameron Crowe. Neste projeto, rejeita-se qualquer explicação essencialista ou reducionista do fenômeno da idolatria, em nome de uma abordagem alinhada com as propostas dos Estudos Culturais britânicos. Sob essa perspectiva, a relação fã-ídolo é pensada como um elemento fundamental na dinâmica dos processos identitários contemporâneos, cada vez mais influenciados pelas imagens e símbolos provenientes da Cultura da Mídia, e mediante os quais os indivíduos buscam rearticular um sentido de pertencimento à determinada comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
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Da patologia à celebração.pdf | 404.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
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