Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21019
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo das tendências tecnológicas para produção dos anticorpos monoclonais trastuzumabe e pertuzumabe contra o câncer de mama
Author(s)/Inventor(s): Lázaro, Carolina da Costa
Araujo, Mylena Cavalcante
Advisor: Pereira Junior, Nei
Co-advisor: Madeira, Luciana da Silva
Abstract: O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, sendo o mais comum na população feminina. Seu desenvolvimento pode ser correlacionado a vários fatores, sendo o envelhecimento seu principal fator de risco. Em 2012, ocorreram aproximadamente 1,67 milhões de casos novos dessa neoplasia em todo o mundo, representando aproximadamente 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres, o que corresponde a 15% de todos os óbitos por câncer nas mulheres. O mercado oncológico é considerado o maior dentro da indústria farmacêutica, em termos de arrecadação pelas empresas, com uma previsão de crescimento anual em 12,5%, podendo obter em 2022 mais que o dobro das vendas realizadas em 2015. Ainda olhando para esse mercado, temos a crescente utilização de biofármacos como tratamento alvo específico, que são medicamentos com alto valor agregado e possuem um grande potencial terapêutico. Logo, há um crescente interesse em pesquisar e desenvolver proteínas terapêuticas para o uso em tratamentos oncológicos, sendo o principal grupo utilizado para esse fim o de Anticorpos Monoclonais (mAbs). Hoje existem 53 anticorpos monoclonais aprovados para serem comercializados nos Estados Unidos e na Europa. Dentre eles, os mAbs indicados para o tratamento de câncer de mama são o Trastuzumabe e Pertuzumabe, os mesmos foram desenvolvidos pela Empresa Genentech e são comercializados pelo Grupo Roche desde 2009 quando houve um acordo de fusão entre as mesmas. O Trastuzumabe e Pertuzumabe pertencem à classe de anticorpos monoclonais humanizados que atuam no domínio do HER2 na membrana extracelular e inibe a proliferação de células tumorais que apresentam a sobre-expressão desse fator de crescimento. Neste presente trabalho foi elaborado um estudo de mercado para os dois anticorpos monoclonais utilizados para o tratamento de câncer de mama, tendo sido escolhido o período de 2002 a 2017. Após a prospecção em bases de dados foram obtidos artigos, resumos, patentes onde foram analisados por categorias, países, depositantes entre outras informações disponíveis das quais foi possível concluir que a maior área de aplicação do estudo em anticorpos monoclonais foi a de oncologia, que os Estados Unidos além de ser uma potência mundial também é o país que melhor se classifica em número de publicações, que a análise demanda demonstrou que haverá uma estimativa de 36kg por ano, o que leva o aumento do interesse pela produção nacional desses anticorpos e do mercado nesta área, estando crescente ao longo dos anos. Isto traz medicamentos que possibilitam uma melhor qualidade de vida ao paciente. Com relação ao Brasil viu-se uma melhora em sua classificação em pesquisas na área tendo em vista sua melhor posição nas publicações do anticorpo Pertuzumabe e que a inclusão de um medicamento como sendo prioritário ao SUS este passa ter um valor de venda diminuído gerando quase 100% de diminuição a menos nos gastos do governo Brasileiro.
Keywords: Neoplasias da mama
Anticorpos monoclonais
Produção
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LÁZARO, Carolina da Costa; ARAUJO, Mylena Cavalcante. Estudo das tendências tecnológicas para produção dos anticorpos monoclonais trastuzumabe e pertuzumabe contra o câncer de mama. 2017. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Engenharia de Bioprocessos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCLazaro.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.