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http://hdl.handle.net/11422/21036
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cavalcante, Raquel Massad | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Paulo Victor da Silva | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Rambaldi | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T15:47:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21036 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise econômica | pt_BR |
dc.subject | Impactos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Catálise heterogênea | pt_BR |
dc.subject | Fontes de energia | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.title | Análise econômica e de impacto ambiental de processos de planta simulada de biodiesel via catálise heterogênea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1223115132964406 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8284459746746189 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Young, André Ferreira | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8711373251716675 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oroski, Fabio de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9380873464036320 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brigagão, George Victor | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2175970050042336 | pt_BR |
dc.description.resumo | A maior parte da energia consumida no mundo, atualmente, é essencialmente fóssil. Estas fontes, contudo, apresentam algumas questões importantes relacionadas não somente ao fato de serem limitadas, mas também pelos impactos ambientais causados por elas. Debates e novas tecnologias têm surgido nas últimas décadas, buscando alternativas mais sustentáveis e menos poluentes. Dentro desse contexto, dentre os combustíveis alternativos estudados, tem-se o biodiesel como uma das oportunidades. Juntamente com o etanol, o biodiesel é um dos combustíveis alternativos mais utilizados mundialmente. Contudo, dadas as suas características de produção, que impactam sua viabilidade e competividade, sua utilização ainda enfrenta algumas barreiras. O presente trabalho busca avaliar, sob o viés econômico, se a produção de biodiesel via catálise heterogênea (uma tecnologia de produção alternativa à forma tradicional de produção via catálise homogênea alcalina) é economicamente viável e quais fatores têm maior influência no desempenho econômico do processo. Para tal, quatro catalisadores diferentes foram selecionados (MgO, SrO, PbO e Pb3O4). Além da análise econômica, o estudo buscou realizar uma análise de sustentabilidade utilizando-se uma abordagem multicritérios, via metodologia específica, a fim de se comparar os processos. Para esta análise, além das condições simuladas no presente estudo, foram considerados outros quatro casos de estudos anteriores. Concluiu-se que o processo ainda não é lucrativo de maneira independente (sem incentivos governamentais). Ademais, sob o viés econômico e de impacto ambiental, o CaO foi o catalisador mais vantajoso. Foi avaliado, também que, dentre todos os casos (simulados e de outros estudos), o processo que utiliza fontes alternativas para a produção de CaO é o mais ambientalmente favorável. Por fim, restrigindo-se aos quatro novos catalisadores avaliados no presente trabalho, o SrO foi o catalisador a apresentar melhor desempenho ambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ANALISE DE CUSTOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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