Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21039
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dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Celeste Barreto de-
dc.contributor.authorSantos, Alexandra da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-06T15:55:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:23Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21039-
dc.description.abstractThis present research has as theme the worker in distance education. In particular, in this study, we will treat the work developed by e-learning tutor, which acts primarily in Virtual Learning Environment (VLE), of undergraduate courses offered, at distance, in public and private educational institutions in the State of Rio de Janeiro. In this sense, we propose, as a study problem, to investigate which are the approaches and detachments of the e-learning tutor's work, which has a primary role in VLE, with the work of the traditional classroom teacher. One of the objectives is to present subsidies that contribute to expanding the understanding about the work performed by the elearning tutor and also their professional valorization. As methodological procedures for the development of this research, a questionnaire was applied followed by an interview with tutors who developed their work in the VLE of undergraduate courses offered at a distance by public and private institutions in the State of Rio de Janeiro. The collected data were analyzed in the light of references of Ricardo Antunes (1999, 2005, 2009 and 2018) and Daniel Mill (2000, 2002, 2006, 2013, 2018). The results indicated that: A) The tutor, in particular those who work directly and primarily in VLE, do not have a definition of their roles in e-learning. Despite the recognized relevant role in the student's learning process, they have not guaranteed their rights as worker, being subjugated to a job that offers low remuneration, with excessive assignments, lack of autonomy, inadequate work infrastructure, high number of students per class and temporary employment contract, characterizing the precariousness of the teaching work. B) The inquired tutors, despite not being recognized as teachers, take on this professional identity with a lot of responsibility, integrating, in their daily schedule, pedagogical activities of learning mediation, characteristics of teaching activities, letting the denomination of animator and stimulator to the documents that define (or do not define) their work. C) There is a considerable similarity between the work that is performed by the tutor and the one that is performed by the traditional classroom teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleO trabalho do tutor da EaD: aproximações e distanciamentos do trabalho do docente da educação presencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9724556068075079pt_BR
dc.contributor.referee1Malina, André-
dc.contributor.referee2Centeno, Carla Villamaina-
dc.contributor.referee3Tavares, Kátia C. de Amaral-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema o trabalhador da Educação a Distância, em especial trataremos neste estudo do trabalho desenvolvido pelo tutor da Educação a Distância (EaD), que atua prioritariamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nos cursos de graduação oferecidos a distância em instituições públicas e privadas de ensino do estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, propomos como problema de estudo a investigação das aproximações e distanciamentos do trabalho do tutor da EaD, que tem sua atuação primária no AVA, com o trabalho do docente da educação presencial. Um dos objetivos é apresentar subsídios que contribuam para ampliar a compreensão sobre o trabalho realizado pelo tutor da EaD e para sua valorização profissional. Como procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa foi aplicado um questionário seguido de uma entrevista com tutores que desenvolvem seu trabalho no AVA dos cursos de graduação oferecidos a distância por instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Os dados coletados foram analisados à luz de referências de Ricardo Antunes (1999, 2005, 2009 e 2018) e Daniel Mill (2000, 2002, 2006, 2013, 2018). Os resultados demonstraram que: A) O tutor, em especial o que atua diretamente e prioritariamente no AVA, não tem definido o seu papel na EaD. Apesar do reconhecimento do papel relevante no processo de aprendizagem dos alunos, não tem garantido seus direitos enquanto trabalhador, sendo subjugado a um trabalho que lhe oferece uma remuneração baixa, com excesso de atribuições, falta de autonomia, inadequada infraestrutura de trabalho, número elevado de alunos por turma e contratos temporários de trabalho, caracterizando a precarização do trabalho docente. B) Os tutores investigados, apesar de não serem reconhecidos como docentes, assumem esta identidade profissional com muita responsabilidade, atribuem, ao seu fazer diário, atividades pedagógicas de mediação da aprendizagem, características das atividades de natureza docente, deixando o papel de animador e estimulador para os documentos que (in)definem o seu trabalho. C) Existe uma aproximação considerável entre o trabalho que é realizado pelo tutor e aquele realizado pelo docente da educação presencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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