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http://hdl.handle.net/11422/21084
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ponte, Raquel Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Araujo, Paloma dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T14:33:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Paloma dos Reis. Simbiose: jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21084 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Simbiose: jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo a criação de um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar para auxiliar o aprendizado de crianças de maneira leve e divertida sobre temáticas socioambientais, abordadas principalmente durante o Ensino Fundamental. A pesquisa inicial de nosso projeto abordou um estudo bibliográfico sobre a história dos jogos de tabuleiro. Além disso, analisamos o impacto que o uso de jogos como apoio de material didático pode causar sobre o engajamento dos alunos durante as aulas. Para elaborar o conteúdo temático do nosso jogo, realizamos uma pesquisa sobre as diretrizes educacionais atuais para Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Em seguida, examinamos diversos produtos similares para entendermos o que já existe, quais características constituem boas referências a serem seguidas e quais devem ser evitadas. Realizando, então, pesquisas consentidas apenas com conhecidos adultos, trabalhamos os aspectos visuais e funcionais, assim como a identidade visual de cada elemento presente no jogo. Com isso, criamos um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar cujo principal objetivo é auxiliar o aprendizado de crianças de maneira leve e divertida sobre temáticas socioambientais, abordadas principalmente durante o Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
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