Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPonte, Raquel Ferreira da-
dc.contributor.authorAraujo, Paloma dos Reis-
dc.date.accessioned2023-07-11T14:33:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:30Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationARAUJO, Paloma dos Reis. Simbiose: jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21084-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleSimbiose: jogo de tabuleiro educativo interdisciplinarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo a criação de um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar para auxiliar o aprendizado de crianças de maneira leve e divertida sobre temáticas socioambientais, abordadas principalmente durante o Ensino Fundamental. A pesquisa inicial de nosso projeto abordou um estudo bibliográfico sobre a história dos jogos de tabuleiro. Além disso, analisamos o impacto que o uso de jogos como apoio de material didático pode causar sobre o engajamento dos alunos durante as aulas. Para elaborar o conteúdo temático do nosso jogo, realizamos uma pesquisa sobre as diretrizes educacionais atuais para Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Em seguida, examinamos diversos produtos similares para entendermos o que já existe, quais características constituem boas referências a serem seguidas e quais devem ser evitadas. Realizando, então, pesquisas consentidas apenas com conhecidos adultos, trabalhamos os aspectos visuais e funcionais, assim como a identidade visual de cada elemento presente no jogo. Com isso, criamos um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar cujo principal objetivo é auxiliar o aprendizado de crianças de maneira leve e divertida sobre temáticas socioambientais, abordadas principalmente durante o Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRAraujo.pdf14.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.