Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFatorelli, Antonio Pacca-
dc.contributor.authorAlmeida, Carolina Souza de-
dc.date.accessioned2017-05-29T19:53:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:04Z-
dc.date.issued2009-07-07-
dc.identifier.citationALMEIDA, Carolina Souza de. Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWall, Jeffpt_BR
dc.subjectFotografia artísticapt_BR
dc.titleIntervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wallpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4404878872890292pt_BR
dc.contributor.referee1Gastaldoni, Dante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793875080581837pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Leandro Pimentel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4456033954031120pt_BR
dc.description.resumoAnálise das chamadas cinematografias do artista Jeff Wall, relacionando-as com questões importantes discutidas ao longo da história da fotografia, com o objetivo de desfazer certos preconceitos que estão vinculados à imagem fotográfica desde a sua criação. Para tal, estabeleceu-se, primeiramente, uma comparação entre os pensamentos acerca da fotografia no século XIX e na contemporaneidade, explicando como a fotografia passou a ser aceita no meio artístico, no qual era antes “rejeitada”. Tal comparação é essencial para a compreensão do trabalho de Wall, que possui, simultaneamente, características clássicas e contemporâneas. Posteriormente, realizou-se a análise das obras do artista. Utilizaramse como base para essa monografia textos de pensadores como Philippe Dubois, Abigail Solomon-Godeau, Margot Pavan, Fernando Cocchiarale, Beatriz Jaguaribe, Craig Burnett, Michael Fried, Gabriela Weeks, além de entrevistas com o próprio Wall. Com isso, pôde-se observar que esse artista contemporâneo possui uma importância fundamental para a consolidação da fotografia como forma de arte. Seu trabalho intervencionista transita, com naturalidade, entre o real e a ficção, além de aliar harmonicamente características tradicionais e experimentais na mesma obra. A análise levou à compreensão de que, ao dialogar diretamente com a questão do realismo na fotografia, Wall acaba rompendo com as fronteiras entre o real e a ficção de uma maneira anteriormente inimaginável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSAlmeida.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.