Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2109
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fatorelli, Antonio Pacca | - |
dc.contributor.author | Almeida, Carolina Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-29T19:53:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:04Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-07 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Carolina Souza de. Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2109 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Wall, Jeff | pt_BR |
dc.subject | Fotografia artística | pt_BR |
dc.title | Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4404878872890292 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gastaldoni, Dante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1793875080581837 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Leandro Pimentel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4456033954031120 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise das chamadas cinematografias do artista Jeff Wall, relacionando-as com questões importantes discutidas ao longo da história da fotografia, com o objetivo de desfazer certos preconceitos que estão vinculados à imagem fotográfica desde a sua criação. Para tal, estabeleceu-se, primeiramente, uma comparação entre os pensamentos acerca da fotografia no século XIX e na contemporaneidade, explicando como a fotografia passou a ser aceita no meio artístico, no qual era antes “rejeitada”. Tal comparação é essencial para a compreensão do trabalho de Wall, que possui, simultaneamente, características clássicas e contemporâneas. Posteriormente, realizou-se a análise das obras do artista. Utilizaramse como base para essa monografia textos de pensadores como Philippe Dubois, Abigail Solomon-Godeau, Margot Pavan, Fernando Cocchiarale, Beatriz Jaguaribe, Craig Burnett, Michael Fried, Gabriela Weeks, além de entrevistas com o próprio Wall. Com isso, pôde-se observar que esse artista contemporâneo possui uma importância fundamental para a consolidação da fotografia como forma de arte. Seu trabalho intervencionista transita, com naturalidade, entre o real e a ficção, além de aliar harmonicamente características tradicionais e experimentais na mesma obra. A análise levou à compreensão de que, ao dialogar diretamente com a questão do realismo na fotografia, Wall acaba rompendo com as fronteiras entre o real e a ficção de uma maneira anteriormente inimaginável. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CSAlmeida.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.