Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21102
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dc.contributor.advisorAddor, Felipe-
dc.contributor.authorSantos, Jucielly Vasconcellos dos-
dc.date.accessioned2023-07-12T16:26:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:56Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21102-
dc.description.abstractEducation is an area that is constantly changing. The approaches, methodologies and curriculum are points of discussion and investigation by researchers and politicians in order to reconcile the teaching-learning process with the students' reality. Arts, Sciences and other disciplines make up a pedagogical matrix that is not always dialogical with each other. This research investigates the integration between the disciplines of Art and Science, using interdisciplinarity and Project Pedagogy as a bases, in a case study, the AlimentArte project, experienced by teachers and students of the Colégio Estadual Praia do Siqueira, located in the city of Cabo Frio / RJ. As a theoretical contribution, we present a bibliographic review on educational theories with Marxist premises, the importance of art-education and the relationship between art and science, with emphasis on the Systematization of Experiences, making interdisciplinarity feasible as an efficient pedagogical tool in the construction of learning. Thus, the AlimentArte project, whose theme was Food Health, presented the union between the areas of knowledge, Art and Science and enabled the participation of teachers and students who realized the importance of interdisciplinary practice as an effective pedagogical tool for understanding contents. We also point out the importance of the discipline of Art like any other in the school curriculum, working on practice and subjectivity sensitivity within a rational perspective. We advocate here an emancipatory education that can be carried out in a traditional school, in order to break with the fragmentation of contents, uniting theory and practice. The results of the research indicated the concern with the planning of classes and to try to overcome this difficulty, a technological tool was created in the form of educational software capable of alleviating the problem presented and strengthening the relationships between the participating teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte e ciênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleProjeto Alimentarte: a união entre Arte e Ciências para o Ensino Interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2923476741581409pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Teixeira, Aline Mansur Almeida-
dc.contributor.referee1Matsunaga, Priscila Saemi-
dc.contributor.referee2Menezes, Andrea Penteado de-
dc.contributor.referee3Silva, Izabel Cristina Goudart da-
dc.description.resumoA educação é uma área que se encontra em constantes transformações. As abordagens, metodologias e currículos são pontos de discussão e pesquisa por parte de pesquisadores e políticos de forma a conciliar o processo de ensinoaprendizagem à realidade dos educandos. Artes, Ciências e outras disciplinas compõem uma matriz pedagógica nem sempre dialógica entre si. Nesta pesquisa investiga-se a integração entre as disciplinas de Arte e Ciência, utilizando por base a interdisciplinaridade e a Pedagogia de Projetos, em um estudo de caso, o projeto AlimentArte, vivenciado por professores e alunos do Colégio Estadual Praia do Siqueira, localizado no Município de Cabo Frio/RJ. Como aporte teórico, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre teorias educacionais com premissas marxistas, a importância da arte-educação e a relação entre arte e ciências, com destaque para a Sistematização de Experiências, viabilizando a interdisciplinaridade como um instrumento pedagógico eficiente na construção da aprendizagem. Dessa forma, o projeto AlimentArte, que teve como temática a Saúde Alimentar, apresentou a união entre as áreas do conhecimento, Arte e Ciência e possibilitou a participação de professores e alunos que perceberam a importância da prática interdisciplinar como ferramenta pedagógica eficaz para a compreensão dos conteúdos. Apontamos ainda a importância da disciplina de Arte como qualquer outra do currículo escolar, trabalhando a prática e a sensibilidade dentro de uma perspectiva racional. Defende-se aqui uma educação emancipatória possível de ser realizada em uma escola de ensino tradicional, a fim de romper com a fragmentação dos conteúdos, unindo a teoria e a prática. Os resultados da pesquisa indicaram a preocupação com o planejamento das aulas e para tentar superar esta dificuldade, foi criada uma ferramenta tecnológica em forma de software educativo capaz de amenizar o problema apresentado e estreitar as relações entre os professores participantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

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