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dc.contributor.advisorMelo, Sandra Cordeiro de-
dc.contributor.authorLacerda, Vívian Machado Almeida de-
dc.date.accessioned2023-07-13T19:54:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:40Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationLACERDA, Vívian Machado Almeida de. Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21127-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e aprendizagempt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-pt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.titleAprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Jacqueline Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Xavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.description.resumoO presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa a partir do cognitivismo (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) com uma associação a proposta de Educação libertadora (FREIRE, 2019). O objetivo deste é aprofundar os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com foco nos processos de desenvolvimento dos alunos, buscando na literatura, com artigos já publicados, o que vêm sendo desenvolvido desde 2010. Este, busca responder a seguinte pergunta: "Quais os conhecimentos, evidências e lacunas em torno da aprendizagem significativa na prática educativa, a partir da literatura revisada?”. O método utilizado para a busca foi a Revisão Integrativa da Literatura (Botelho, Cunha & Macedo, 2011), tendo como base a plataforma de periódicos da Capes. Foram apurados 21 textos a partir dos seguintes filtros: periódicos revisados por pares; acesso aberto; artigos; education & educational research; education; educação; students; aprendizagem significativa; meaningful learning; inglês; português. Como auxílio ao estudo dos textos coletados foi utilizada a técnica do Mapa conceitual (Joseph Novak, 2010), como contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados apontaram para o fato de haver poucas pesquisas dessa teoria e o que se encontra apresenta muitas lacunas e pouco aprofundamento bibliográfico a partir de Ausubel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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