Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21127
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Sandra Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Lacerda, Vívian Machado Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T19:54:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Vívian Machado Almeida de. Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21127 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ausubel, David Paul, 1918- | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chaves, Jacqueline Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa a partir do cognitivismo (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) com uma associação a proposta de Educação libertadora (FREIRE, 2019). O objetivo deste é aprofundar os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com foco nos processos de desenvolvimento dos alunos, buscando na literatura, com artigos já publicados, o que vêm sendo desenvolvido desde 2010. Este, busca responder a seguinte pergunta: "Quais os conhecimentos, evidências e lacunas em torno da aprendizagem significativa na prática educativa, a partir da literatura revisada?”. O método utilizado para a busca foi a Revisão Integrativa da Literatura (Botelho, Cunha & Macedo, 2011), tendo como base a plataforma de periódicos da Capes. Foram apurados 21 textos a partir dos seguintes filtros: periódicos revisados por pares; acesso aberto; artigos; education & educational research; education; educação; students; aprendizagem significativa; meaningful learning; inglês; português. Como auxílio ao estudo dos textos coletados foi utilizada a técnica do Mapa conceitual (Joseph Novak, 2010), como contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados apontaram para o fato de haver poucas pesquisas dessa teoria e o que se encontra apresenta muitas lacunas e pouco aprofundamento bibliográfico a partir de Ausubel. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VLacerda.pdf | 282.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.