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http://hdl.handle.net/11422/21153
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Teixeira, Letícia Pereira | - |
dc.contributor.author | Barros, Rafael Lemos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T17:25:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-21 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Rafael Lemos de. CORPO SUBVERSIVO: a poética do sensível na educação popular. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança)- Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21153 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | body | pt_BR |
dc.subject | poética | pt_BR |
dc.subject | poetic | pt_BR |
dc.subject | decolonização | pt_BR |
dc.subject | decolonization | pt_BR |
dc.subject | educação da população | pt_BR |
dc.subject | population education | pt_BR |
dc.title | Corpo subversivo: a poética do sensível na educação popular | pt_BR |
dc.title.alternative | Subversive body: the poetics of the sensitive in popular education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9331027603810355 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5655439764495293 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Ribeiro, Ruth Silva Torralba | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0128297738142446 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investigando os danos causados pela colonização do Brasil, dada em 1500, findando na escravização dos povos africanos no século XVI, onde o primeiro navio negreiro chegou na Bahia em 1535, os escritos abaixo, seguem relatando de maneira cartografia e histórica, a maneira corrosiva que o pacto entre a branquitude, excluiu formas de saberes que não contribuem com suas expectativas. O autor do projeto de escrita que se segue, é uma pessoa negra e que já teve processos envolvendo a vulnerabilidade de sua saúde mental, logo, sentiu em sua pele, o processo de exclusão, mesmo que inconsciente. “O colonialismo é uma ferida que nunca foi tratada. Uma ferida que dói sempre, por vezes infecta, e outras vezes, sangra (Kilomba, 2008, p.1).” Os caminhos da colonização não ficaram restritos apenas às questões étnicas, mas também das maneiras de comportamentos que eram vistos como animalescos, beirando ao que denominavam de “aberração”, ou até mesmo “demoníaco”, fugindo assim, da racionalidade patriarcal, branca e elitizada, ocasionando inúmeros processos de genocídios e epistemicídios do que não considerada “claro” para ser entendido. Acerca da poética dos corpos marginalizados, com uma perspectiva subversiva, trago por meio da dança e da performance particularidades subjetivas que se destacam em meio às padronizações do existir, não sucubindo a maquinização dos gestos. Olhando pelo campo artístico-pedagógico, essa escrita fomenta a não opressão das subjetividades que na maior parte do tempo, foram vistas como “menores” pela construção do corpo no mundo Ocidental em que estamos abarcados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Educação Física e Desportos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | . | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dança |
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