Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21163
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Obesidade e transtorno mental comum em adolescentes: resultados do estudo de riscos cardiovasculares em adolescentes
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Jéssica Cristina de
Advisor: Bloch, Katia Vergetti
Co-advisor: Gonçalves, Tatiana Rehder
Abstract: INTRODUÇÃO: A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo excesso de gordura corporal e esse acúmulo compromete a saúde em níveis físicos e mentais. A etiologia da obesidade é complexa e multifatorial, e está além da dificuldade em alimentar-se de maneira saudável, visto que é preciso considerar outros fatores como o histórico familiar, socioeconômico e psicossocial ao analisarmos o quadro geral da pessoa com obesidade e as condições que o levaram a esse estágio. Os Transtornos mentais comuns (TMC) estão associados a obesidade, podendo ser causa ou consequência. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é avaliar a associação de obesidade, níveis de atividade física e tempo de tela com o TMC em adolescentes participantes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes - ERICA. MÉTODOS: Foram avaliados adolescentes de 12 a 17, anos de municípios com mais de 100 mil habitantes que participaram do Erica em 2013 e 2014. A amostra foi estratificada e conglomerada e tem representatividade nacional, regional e por capitais. Foram averiguadas características relacionadas à saúde de cerca de 75 mil adolescentes, de 1.247 escolas brasileiras, das redes de ensino público e privado, distribuídas entre as 124 cidades participantes, incluindo todas as capitais. A associação entre TMC e as demais características de interesse foram avaliadas por razões de prevalências estimadas por modelos de regressão de Poisson. RESULTADOS: Foram analisados 73.399 adolescentes com média de idade 14,4 3,5 anos, 49,8% eram do sexo feminino, 82,6% (IC98% 78,0-86,4) frequentavam escola pública e 71,5% (IC95% 68,5-74,3) as mães estudaram por menos de 7 anos. A prevalência de TMC foi 29,9% (IC95% 29,1–30,7), e a de obesidade 8,4% (IC95% 7,9-8,9), 48,5% (IC95% 47,7-49,4) foram classificados como fisicamente inativos e 41,9 (IC95% 40,9–42,9) utiliza tela mais de 3 horas por dia. Não foi observada associação de obesidade com TMC, mesmo estratificando por sexo e idade. Os resultados apontam para um aumento da prevalência de obesidade conforme aumenta o tempo de tela diário e a maior prevalência foi observada nos insuficientemente ativos quando comparados aos demais grupos, principalmente em meninas. CONCLUSÕES: A associação de obesidade com TMC não foi evidenciada no presente estudo, mas tempo de tela e atividade física, conhecidos fatores de risco para obesidade, foram associados ao TMC. Políticas públicas na área da saúde da criança e do adolescente como prevenção de TMC e de seus fatores de risco são necessárias. Escolas, famílias e governo devem estimular e investir na prática de atividades físicas para os jovens, principalmente em equipe, colaborando para a saúde física e a integração entre os alunos e o respeito ao próximo, independentemente do tipo físico.
Keywords: Adolescente
Obesidade
Transtornos mentais
Doenças cardiovasculares
ERICA
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Jéssica Cristina. Obesidade e transtorno mental comum em adolescentes: resultados do estudo de riscos cardiovasculares em adolescentes. 2023. 39 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCCarvalho.pdf183.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.