Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21166
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Controle preditivo adaptativo multivariável de processos químicos: uma investigação
Author(s)/Inventor(s): Fonseca, Carlos Magno Molinaro
Advisor: Secchi, Argimiro Resende
Co-advisor: Souza Júnior, Maurício Bezerra de
Abstract: O controle automático é essencial para o bom funcionamento das indústrias química e do petróleo. Um dos tipos mais utilizados de controlador, cuja disseminação se tornou possível com os avanços na capacidade de processamento computacional, é o controlador preditivo baseado em modelo, ou MPC. O MPC emprega um modelo matemático para fazer uma predição dos valores futuros do processo para um dado horizonte e realiza uma otimização para minimizar o erro entre esses valores e uma trajetória de referência, que leva o sistema até o setpoint desejado. Caso o processo a ser controlado tenha comportamento linear, o modelo interno utilizado no MPC também irá possuir essa característica. Tradicionalmente, por questão de simplicidade, mesmo para processos não lineares, o modelo interno responsável pelas predições do MPC é linear, o que restringe sua atuação a faixas limitadas de operação. De modo a ampliar a atuação do MPC a faixas operacionais mais largas, pode-se utilizar modelos linearizados do processo a cada tempo de amostragem, gerando uma abordagem adaptativa. O presente trabalho adota essa abordagem em um contexto multivariável. O controle do reator químico benchmark com cinética de van de Vusse é usado para comparação entre o algoritmo adaptativo e aquele com modelo fixo. Mostra-se que, nas regiões com mudanças de ganho, o MPC adaptativo consegue controlar o processo, enquanto o MPC tradicional conduz a instabilidades.
Keywords: Controles preditivos
Model predictive control
MPC
Reatores químicos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::REATORES QUIMICOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FONSECA, Carlos Magno Molinaro. Controle preditivo adaptativo multivariável de processos químicos: uma investigação. 2017. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMMFonseca.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.