Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Ruth Silva Torralba-
dc.contributor.authorLeite, Patricia Andrade da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-20T15:50:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:18Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.citationLEITE, Patricia Andrade da Silva. DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança)- Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21172-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectsomatic educationpt_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectdancingpt_BR
dc.subjectpesquisapt_BR
dc.subjectresearchpt_BR
dc.subjectexperiênciapt_BR
dc.subjectexperiencept_BR
dc.titleDança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJpt_BR
dc.title.alternativeDance and somatic education: experiences with the field of somatic education during dance training at UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Ikeoka, Tânia Tiemi-
dc.contributor.referee1Laranjeira, Lidia Costa-
dc.description.resumoResumo: O presente trabalho pretende em primeiro lugar trazer reflexões acerca do campo da Educação Somática a partir da pesquisa bibliográfica, e também da experiência de escuta de saberes e experiências em entrevistas feitas com professoras que atuam no campo. Além disso, este trabalho visa analisar o espaço que o campo da Educação Somática tem na graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a forma como ele aparece tanto na formação do aluno, como no currículo acadêmico. Paratal, foi feito uma pesquisa com alunos e professores do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, realizada através de um questionário online. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, com análise de dados através de gráficos e escalas que pudessem mensurar as respostas e mostrar os dados estatísticos. Além disso, foram apresentados esquemas com algumas falas, ressaltando os dados qualitativos que são as experiências desses alunos e professores com o campo durante sua trajetória discente e docente na UFRJ.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesBOLSANELLO, Débora Pereira. Afinal, o que é educação somática? Em: BOLSANELLO, Débora Pereira (Org.). Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde. 2° ed. Curitiba: Juruá Editora, 2010. 430p. _________ Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005. BONDÍA, Jorge Larrosa. Experiência e alteridade em educação. Tradução Maria Carmem Silveira Barbosa e Suzana Beatriz Fernandes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, jul./dez. 2011. _________ Notas sobre a experiência e o saber da experiência. . Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abril, 2000.DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 69-85, maio/ago. 2010. FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. São Paulo: Summus, 1977... São Paulo: Summus, 2000. GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática. IN: O PERCEVEJO, vo. 2, n.2, julh-dez 2010. LIMA, José Antonio de Oliviera. Educação somática: limites e abrangências. Pro- Posições, v.21, n.2, p.51-68, 2010. MARKONDES, Elaine de. Dança e educação somática: uma parceria para o movimento inteligente. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera (orgs). Pesquisa em dança – Volume I. Joinville: Letradágua, 2008. MEYER, André, TOMÁZ, Fabiana de Araújo, EARP, Ana Célia de Sá, VIEYRA, Adalberto. Mapeamento da influência do legado de Helenita Sá Earp no perfil profissional de egressos dos cursos de graduação em dança da UFRJ. Anais ABRACE: v. 19, n. 1 (2018). Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/viewFile/4175/4190 Acessado em 02/2021. STRAZZACAPPA, Marcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. REPERTÓRIO: Teatro & Dança (UFBA), ano 12, n.13, p.48-54, 2009. VIEIRA, Marcilio. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015.pt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PASLeite.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.