Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21175
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Diagrama de fontes aplicado em cadeias de suprimentos
Author(s)/Inventor(s): Araujo, Pedro Felipe dos Santos Viola de
Advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Abstract: A indústria global se caracteriza por redes interligadas de fornecedores e consumidores que possuem uma relação de interdependência. Nessas redes multiempresariais, um planejamento estratégico eficiente, que atenda às demandas dos consumidores, é fundamental para uma indústria permanecer competitiva. No sentido de satisfazer a demanda de uma companhia e prever sua taxa de produção em um período de tempo, surge o Planejamento agregado. Esta é uma técnica que objetiva a maximização das vendas, e consequentemente do lucro, levando em consideração os limitantes presentes em uma unidade industrial, tais como mão-de-obra, capacidade produtiva, inventário, entre outros. Em conjunto com o Planejamento agregado, é conduzida uma análise através do uso da tecnologia Pinch (TP), proveniente da Engenharia de Processos. Essa análise se baseia no método de estabelecimento de metas, que é capaz de melhorar o desempenho de um processo de maneira prática, sistemática e rigorosa. Uma ferramenta consagrada na Engenharia de Processos é o Diagrama de Fontes (DF), desenvolvido pelo Grupo de Integração de Processos Químicos (GIPQ) da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O DF é largamente utilizado em problemas de Redes de Transferência de Massa. O objetivo desse trabalho foi utilizar o Diagrama de Fontes na resolução de um exemplo de planejamento de produção de uma Cadeia de Suprimentos. Os resultados encontrados foram satisfatórios e corroboram com os reportados na literatura.
Keywords: Diagrama de fontes
Cadeias de suprimentos
Redes de transferência de massa
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAUJO, Pedro Felipe dos Santos Viola de. Diagrama de fontes aplicado em cadeias de suprimentos. 2017. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFSVAraujo.pdf702.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.