Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21178
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Modelagem e simulação de um reator de hidrotratamento de nafta
Author(s)/Inventor(s): Albuquerque, Victor Corcino de
Advisor: Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues
Co-advisor: Lage, Paulo Laranjeira da Cunha
Co-advisor: Lage, Débora Forte da Silva
Abstract: Uma das principais etapas do refino de petróleo consiste na remoção de contaminantes através da reação de diversas frações do petróleo com hidrogênio, na presença de catalisador, através dos processos de hidrotratamento (HDT). Entre eles, a hidrodessulfurização (HDS) é a responsável pela remoção de enxofre. O processo de HDT é aplicado a diferentes correntes dentro de uma refinaria, em especial àquelas que irão compor a mistura final de gasolina e de óleo diesel. Diferentes correntes de nafta produzidas na refinaria são misturadas a fim de produzir a gasolina comercial. Ao longo dos anos, a concentração máxima de contaminantes, entre eles o enxofre, permitida nos combustíveis vêm diminuindo devido às pressões ambientais e legais. Por este motivo, torna-se cada vez mais importante entender e otimizar o processo de HDT dentro das refinarias. O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de dispersão axial unidimensional de um reator de HDT de nafta e utilizá-lo para verificar a resposta do reator a variações nas condições de entrada. A modelagem do reator foi realizada através de balanços de massa, espécies e energia, utilizando equações cinéticos do tipo Languir-Hinshelwood para as taxas de reação dos componentes organossulfurados, dos quais foram considerados tiofeno e benzotiofeno. Os resultados obtidos através das simulações estão, em sua maioria, de acordo os esperados para este tipo de processo, e pôde-se verificar a diferença nos resultados da simples análise das equações cinéticas em comparação com os resultados obtidos da modelagem completa do reator.
Keywords: Processos de hidrotratamento
Nafta
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::REATORES QUIMICOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALBUQUERQUE, Victor Corcino de. Modelagem e simulação de um reator de hidrotratamento de nafta. 2017. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCAlbuquerque.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.