Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21184
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Programação incorporada: a urgência do hackeamento dos algoritmos de hegemonia sociodigitais para o campo da dança
Other Titles: Embedded programming: the urgency of hacking socio-digital hegemony algorithms for the field of dance
Author(s)/Inventor(s): Araujo, Vitória Pedro e
Advisor: Ribiero, Felipe Kremer
Abstract: Esta é uma pesquisa exploratória que tem como objetivo apresentar o conceito de “programação incorporada” para compreender como as injunções do poder (colonialidade, disciplinarização, biopolítica e neoliberalismo) tentam agenciar os corpos e desejos dos indivíduos. Compreende-se que a atual realidade revela uma esfera sociodigital amalgamada, visto que não é possível mais compreender uma sem os atravessamentos da outra. A partir disso, este estudo refletirá, portanto, as possibilidades de hackeamento dos algoritmos de hegemonia presentes na programação sociodigital, através da junção entre dança e tecnodiversidade, para promover uma abertura crítica e criativa do corpo, um hipercorpo não monotecnológico, e, assim, criar estratégias para rachar os consensos universais do habitus social. Dentro dessas elucubrações, este trabalho, irá construir caminhos de análise sobre como esses aspectos atravessam e reverberam no campo da dança. Como metodologia essa monografia se debruça sobre revisão bibliográfica e estudo de caso com o evento “Redes em Movimento”. Como resultado será apresentado um estudo amplo que auxiliara na difusão desta temática tão importante e atual.
Keywords: Algoritmos
Dança
Corpo humano
Memória
Tecnologia
Algorithms
Dancing
Human body
Memory
Technology
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Production unit: Escola de Educação Física e Desportos
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Sep-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAUJO, Vitória Pedro e. PROGRAMAÇÃO INCORPORADA: a urgência do hackeamento dos algoritmos de hegemonia sociodigitais para o campo da dança. 2023. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teoria da Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Teoria da Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VPeAraújo.pdf988.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.