Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21188
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A Importância da gestão de indicadores de performance na melhoria de eficiência de uma linha de embalagem de remédios para diabetes
Author(s)/Inventor(s): Cruz, Nathália Brandão Alves
Advisor: Borschiver, Suzana
Abstract: A demanda por remédios para controle e tratamento de Diabetes vem crescendo constantemente nos últimos anos. Com o aumento do índice de obesidade e sedentarismo, a incidência de Diabetes tipo 2 aumentou consideravelmente, de acordo com o Relatório Global de Diabetes divulgado pela OMS em 2016. O principal e mais antigo remédio para tratamento deste tipo de Diabetes é o Cloridrato de Metformina XR500 mg. Após este medicamento passar a ser comercializado sem custo para o paciente no programa Farmácia Popular do Governo Federal a partir de 2011, a indústria farmacêutica viu a demanda deste remédio subir bastante e teve que se adaptar para conseguir suprir as necessidades do mercado. Diante deste cenário, comprar novas máquinas e equipamentos não era uma opção viável visto o alto custo que isso requeria. Desta forma, o presente trabalho discorre sobre uma forma de melhorar os processos internos de produção e processamento de uma indústria farmacêutica localizada no bairro Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, através da análise dos indicadores de performance. Para isso, foi realizada a análise do indicador Overall Equipament Efectiveness (OEE), que sinalizou que existiam pontos de falhas no processo e a partir daí foi desenvolvido pela empresa em estudo um projeto de melhoria de eficiência de uma linha de embalagem seguindo a metodologia DMAIC visando aumento de capacidade de produção da linha. Com a redução da velocidade da linha em 2,5% em relação à velocidade padrão utilizada e melhorias técnicas no sistema de exaustão de gases provenientes do sistema de selagem, além de resolução de problemas em outros sistemas da máquina, conseguiu-se aumentar a eficiência da linha em 14 lotes por mês, além de um aumento de 8 pontos percentuais no índice de performance do indicador OEE e 3 pontos percentuais no índice de disponibilidade do mesmo indicador.
Keywords: Indicadores de performance
Embalagens
Indústria farmacêutica
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::GERENCIA DO PROJETO E DO PRODUTO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CRUZ, Nathália Brandão Alves. A importância da gestão dos indicadores de performance na melhoria de eficiência de uma linha de embalagem de remédios para diabetes. 2019. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NBACruz.pdf887.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.