Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21189
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Minimização do consumo hídrico através da metodologia do diagrama de fontes de água (DFA): aplicação em processos batelada
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Pedro Palhano de
Advisor: Queiroz, Eduardo Mach
Co-advisor: Francisco, Flávio da Silva
Abstract: A questão hídrica é uma preocupação ascendente que não se aplica a regiões específicas do planeta. Perante esta conscientização, entidades internacionais e/ou relacionadas a condições hídricas/ambientais têm se debruçado sobre o desafio de solucionar este problema e prevenir crises hídricas mais agudas no futuro. Soma-se a isso, a existência de uma lacuna nas pesquisas relacionadas à minimização do consumo de água em processos com operações batelada, tanto na literatura quanto dentro do Grupo de Integração de Processos Químicos da UFRJ. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta inicial de aplicação da Metodologia Diagrama de Fontes de Água (DFA) para processos batelada onde a experiência de aplicação da metodologia em processos contínuos é adaptada para a presença de operações batelada. Ao processo, foram consideradas características de modo que se possa partir de um modelo mais simples para expansões capazes de resolver problemas mais complexos. O DFA proposto adota o diagrama de Gantt para indicar as ligações entre operações no momento exato de possibilidade de reúso e mantém a simplicidade típica do método, permitindo ainda gerar ou avaliar diversas opções de solução (rede de água que satisfaz o preceito de mínimo consumo de água primária), além de poder considerar restrições de processo. O procedimento é prático, de fácil aplicação e todos os cálculos podem ser feitos manualmente. Quatro exemplos foram analisados e o algoritmo criado mostra capacidade de chegar a resultados de consumo de água satisfatórios, sendo, em alguns casos, superiores apenas em relação aos estudos da literatura cujas considerações possibilitam maiores oportunidade de reúso de água.
Keywords: Diagrama de Fontes de Água
DFA
Processos de batelada
Reúso de água
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Pedro Palhano de. Minimização do consumo hídrico através da metodologia do diagrama de fontes de água (DFA): aplicação em processos batelada. 2019. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPOliveira.pdf681.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.