Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Juciano Martins-
dc.contributor.authorMessias, Regina Célia da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-24T15:46:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:28Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21191-
dc.description.abstractThis article is the result of a research carried out during three months that carried out the daily journey by bicycle during business hours to the SUPERVIA TRENS Station in Gramacho - Duque de Caxias / RJ and by train to the Central Station of Brazil, considering the trip in the morning. and back at night. The choice of theme and the motivation for the development of the research is based on the author's experience and the dynamics of her displacement to the Baixada Fluminense Center of Rio de Janeiro. In addition to observing the dynamics of displacement, I interviewed people who cycled around the station and who use the bicycle as a means of transport to get to their jobs. collected through a set of information processed through electronic spreadsheet data, resulting in a set of 41 cases and as variables, among them: Integration; Time of Use by the Bicycle; Journey Time; if you had an accident and why you use the bicycle. From this worksheet, summarized results were generated, presented and discussed, among most two of them make daily use of more modals. And the further away or domicile from the workplace, the more integration of modes and the higher the cost of transport. In this sense, the fundamental infrastructures to overcome the projected side were designed, on the one hand, by bicycles and socio-economic infrastructures, by the absence of services and other socio-economic contexts.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectGramacho (RJ)pt_BR
dc.titleAcessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8114556613213156pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4971469053458263pt_BR
dc.contributor.referee1Luft, Rosângela Marina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510851676568870pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante três meses que passei realizando o percurso diário de bicicleta no horário comercial até à Estação SUPERVIA TRENS no bairro Gramacho – Duque de Caxias/RJ e de trem até à Estação Central do Brasil, considerando a ida pela manhã e volta à noite. A escolha do tema e a motivação para o desenvolvimento da pesquisa parte vivência da autora e da dinâmica de seu deslocamento da Baixada Fluminense ao Centro do Rio de Janeiro. Além da observação da dinâmica de deslocamento, entrevistei pessoas que faziam os percursos de bicicleta no entorno da Estação e que utilizam a bicicleta como um meio de transporte para chegarem a seus trabalhos. As informações coletadas através de um questionário foram processadas através de software de planilha eletrônica, resultando em um conjunto de dados composto por 41 casos e as seguintes variáveis, dentre elas: Integração; Tempo de Uso da Bicicleta; Tempo de Trajeto; se sofreu acidente e porque Utiliza a bicicleta. A partir dessa planilha foram gerados resultados resumidos apresentados e discutidos, dentre eles, que a maior parte dos entrevistados faz uso diário de mais de dois modais. E quanto mais distante o domicílio do local de trabalho, mais integração de modais e mais elevado será custo em transporte. Nesse contexto, a bicicleta aparece como mecanismo fundamental para superar as dificuldades de deslocamento geradas, por um lado, pelas condições socioeconômicas desses indivíduos e, por outro, pela ausência de serviços e de infraestruturas de transporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCSMessias.pdf321.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.