Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21193
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Gênero, violência e celebridade: a cobertura jornalística da Folha de S. Paulo sobre o caso Depp v. Heard no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Machado, Letícia Rosa
Advisor: Anjos, Júlia dos
Co-advisor: Freire Filho, João
Abstract: O presente trabalho analisa um recorte da cobertura da Folha de S. Paulo sobre o processo entre Johnny Depp e Amber Heard de abril a junho de 2022. O objetivo é investigar se o jornal, ao abordar o caso, usa estereótipos e atribui "funções" sociais ao feminino, resultando em sentidos que inferiorizam e culpabilizam as mulheres perante a sociedade. A análise demonstra como a narrativa do veículo ao abordar o lado de Heard delineia a violência de gênero, a posição de vítima e da mulher, e transmite regras sociais para a coletividade feminina. Ainda, examina como a mídia constrói sentidos que podem vir a influenciar as reações do público diante da violência de gênero e as possíveis consequências sociopolíticas disso. O trabalho também pontua como o status célebre dos envolvidos intensifica o impacto e alcance das subjetividades produzidas, o que pode favorecer o ciclo de comunicação da misoginia. Para isso, foram usadas as metodologias de revisão bibliográfica, baseada em autores como Rita Laura Segato e Edgar Morin, e análise do discurso de inspiração foucaultiana, aplicada em três matérias da Folha, escolhidas por terem publicação no período de julgamento do processo de difamação e por se referirem a fases dele. A relevância do trabalho se dá pela ampla discussão do caso na Web e necessidade de debater o papel da mídia na formação da opinião pública em gênero e violência.
Keywords: Celebridades
Gênero
Violência contra as mulheres
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Letícia Rosa. Gênero, violência e celebridade: a cobertura jornalística da Folha de S. Paulo sobre o caso Depp v. Heard no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LRosa.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.