Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Maria Lima de-
dc.contributor.authorOliveira, Daiane Teixeira de-
dc.date.accessioned2023-07-24T18:10:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:23Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daiane Teixeira de. A formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos por meio da extensão: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21198-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleA formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moreno, Rosangela Carrilo-
dc.contributor.referee2Nicodemos, Alessandra-
dc.description.resumoEste texto busca destacar os resultados da pesquisa realizada a partir do curso de aperfeiçoamento na extensão “Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos e saberes” ministrado pelo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos) em 2019, visando ao fomento e à relevância da formação continuada para professores da EJA. O problema central do estudo foi: por que é importante a formação continuada? O objetivo geral foi conhecer e compreender a formação continuada de professores para atuar na EJA no estado/município do Rio de Janeiro, a partir da experiência do curso de aperfeiçoamento. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo de caso (SEVERINO, 2014). Os procedimentos de pesquisa foram: questionário enviado por Google Forms para os docentes, análise e discussão dos dados com base na literatura técnica. Visamos destacar o quanto é fundamental para os educadores buscarem uma formação continuada, em especial para os professores que atuam na EJA e que necessitam de um subsídio para exercerem uma nova função para a qual não se sentiam preparados, em sua maioria. As considerações apontaram o quão fundamental foi para eles o curso realizado pelo LIEJA para respaldar o seu agir cotidiano na EJA. Pautar o nosso agir com conteúdos valorativos e críticos nos possibilita ultrapassar várias barreiras que limitam o processo do nosso fazer profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOliveira.pdf492.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.