Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21198
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Lima de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Daiane Teixeira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-24T18:10:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Daiane Teixeira de. A formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos por meio da extensão: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21198 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.title | A formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos por meio da extensão: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreno, Rosangela Carrilo | - |
dc.contributor.referee2 | Nicodemos, Alessandra | - |
dc.description.resumo | Este texto busca destacar os resultados da pesquisa realizada a partir do curso de aperfeiçoamento na extensão “Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos e saberes” ministrado pelo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos) em 2019, visando ao fomento e à relevância da formação continuada para professores da EJA. O problema central do estudo foi: por que é importante a formação continuada? O objetivo geral foi conhecer e compreender a formação continuada de professores para atuar na EJA no estado/município do Rio de Janeiro, a partir da experiência do curso de aperfeiçoamento. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo de caso (SEVERINO, 2014). Os procedimentos de pesquisa foram: questionário enviado por Google Forms para os docentes, análise e discussão dos dados com base na literatura técnica. Visamos destacar o quanto é fundamental para os educadores buscarem uma formação continuada, em especial para os professores que atuam na EJA e que necessitam de um subsídio para exercerem uma nova função para a qual não se sentiam preparados, em sua maioria. As considerações apontaram o quão fundamental foi para eles o curso realizado pelo LIEJA para respaldar o seu agir cotidiano na EJA. Pautar o nosso agir com conteúdos valorativos e críticos nos possibilita ultrapassar várias barreiras que limitam o processo do nosso fazer profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOliveira.pdf | 492.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.