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http://hdl.handle.net/11422/21226
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Melo, Marcelo Alexandre Silva Lopes de | - |
dc.contributor.author | Maciel, Thais Keller da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T13:42:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21226 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Relação entre oralidade e escrita: uma análise a partir da coda (r) final em verbos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8845532494430243 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7945316373423883 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Caio Mieiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4638669376557553 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a relação de retroalimentação que há entre a língua falada e a língua escrita. Partindo dos pressupostos da Sociolinguística Variacionista para a formular a pesquisa, tendo aporte nos Modelos de Exemplares, como objeto de estudo foi escolhida a variável coda (r) final em verbos, a fim de analisar se a ausência dessa consoante na oralidade influencia a escrita dos estudantes em processo de alfabetização, ou seja, se esse processo seria repetido nos textos escritos. Para isso, foi apresentada uma sequência didática que visa ao desenvolvimento da consciência linguística acerca da coda final (r) em itens verbais, sendo esse um material para ser aplicado em oficinas de leitura e escrita - as quais são realizadas pelo “Observatório da Escrita”, projeto de extensão da Faculdade de Letras (UFRJ) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) - para turmas do Ensino Fundamental Final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com esta pesquisa, espera-se entender o funcionamento da variação entre fala e escrita e auxiliar o processo de construção do conhecimento ortográfico na alfabetização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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