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dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Alexandre Silva Lopes de-
dc.contributor.authorMaciel, Thais Keller da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-28T13:42:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21226-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleRelação entre oralidade e escrita: uma análise a partir da coda (r) final em verbospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8845532494430243pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7945316373423883pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Caio Mieiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4638669376557553pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a relação de retroalimentação que há entre a língua falada e a língua escrita. Partindo dos pressupostos da Sociolinguística Variacionista para a formular a pesquisa, tendo aporte nos Modelos de Exemplares, como objeto de estudo foi escolhida a variável coda (r) final em verbos, a fim de analisar se a ausência dessa consoante na oralidade influencia a escrita dos estudantes em processo de alfabetização, ou seja, se esse processo seria repetido nos textos escritos. Para isso, foi apresentada uma sequência didática que visa ao desenvolvimento da consciência linguística acerca da coda final (r) em itens verbais, sendo esse um material para ser aplicado em oficinas de leitura e escrita - as quais são realizadas pelo “Observatório da Escrita”, projeto de extensão da Faculdade de Letras (UFRJ) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) - para turmas do Ensino Fundamental Final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com esta pesquisa, espera-se entender o funcionamento da variação entre fala e escrita e auxiliar o processo de construção do conhecimento ortográfico na alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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