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dc.contributor.advisorLima, André Meyer Alves de-
dc.contributor.authorSantos, Geisa Souza-
dc.date.accessioned2023-08-01T17:43:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:33Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Geisa Souza. Transverberações: um memorial sobre o sagrado na dança através da fusão com as forças da natureza. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21243-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectdancingpt_BR
dc.subjectreligiãopt_BR
dc.subjectreligionpt_BR
dc.subjectcristianismopt_BR
dc.subjectchristianitypt_BR
dc.subjectvideodançapt_BR
dc.subjectvideo dancept_BR
dc.subjectHelenita Sá Earppt_BR
dc.titleTransverberações: um memorial sobre o sagrado na dança através da fusão com as forças da naturezapt_BR
dc.title.alternativeTransverberations: a memorial about the sacred in dance through merging with the forces of naturept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Letícia Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9331027603810355pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Roberto Eizemberg dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1317865350914643pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de um processo experiencial de minha vivência com o divino através da dança, num caminho que entrelaça criação artística e minha vida como ser humano e mãe. Iniciei minhas práticas em dança na igreja no contexto do cristianismo evangélico. Lá sempre procurei dançar na habitação do Espírito Santo. Em outras palavras, dançar com e no Divino. Neste sentido, este memorial apresenta a dança como um ato sagrado e faz deste binômio o eixo de todo o relato do presente estudo, a fim de subsidiar processos criativos em videodança pautados nesta relação. Neste sentido, refletimos sobre o sagrado a partir de temas abordados autores no campo da Ciência da Religião, como Teilhard de Chardin, Huberto Rodhen, Martin Buber, Leonardo Boff, Faustino Teixeira, entre outros para subsidiar algumas noções sobre o tema da Mística em Religiões Comparadas que permeiam as abordagens em dança desenvolvidas neste memorial. O memorial discute a Dança numa perspectiva aberta e criativa a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp, visando o autoconhecimento e experiencia unitiva com o Todo através das forças da natureza no contexto da Mística Crista. Como estudo de caso, as reflexões sobre exegese bíblica, mística em religiões comparadas e dança se entrelaçam e permitiram desenvolver os processos criativos presentes em “Transverberações”, onde descrevemos a metodologia e os processos de criação utilizados na realização de cinco temas de pesquisa coreográfica pautadas na relação Sagrado-Natureza com cinco partes pelas videodanças “Arborescências”, “Sopros”, “Barro”, “Eu-Jasmim” e “Eu sou quem Eu Sou”. Vários laboratórios de pesquisa de movimento e improvisações que integram o presente estudo são descritos com a finalidade de levar o leitor a participar desta comunhão com o Todo através da dança, utilizando as forças da natureza para esta comunhão acontecer até a pura fusão direta no divino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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