Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21269
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise comparativa da desindustrialização brasileira nos períodos 2000-2010 e 2011-2018 sob uma perspectiva intrassetorial
Author(s)/Inventor(s): Onoda, Suzana Soares
Advisor: Vergnhanini, Rodrigo
Abstract: O trabalho consiste em caracterizar o processo de desindustrialização no Brasil a partir dos anos 2000, com base na hipótese de que os indicadores obtidos para a primeira década (2000-2010) apresentam tendências divergentes daqueles referentes ao período 2011-2018. Para tanto, são revisados trabalhos anteriores de autores que conceituaram e refletiram sobre o fenômeno tanto sob sua perspectiva clássica como precoce, além de estudos voltados especificamente ao caso brasileiro. Em seguida, após breve contextualização do cenário macroeconômico de cada subperíodo, parte-se para a análise do emprego e valor adicionado da indústria de transformação brasileira, não somente a nível agregado, como também a nível de agrupamento intrassetorial a partir do critério de classificação baseado em padrões de concorrência. Os resultados obtidos constatam que o primeiro subperíodo foi marcado por uma expansão da participação do emprego na ocupação total e relativa estabilidade na participação da indústria no PIB – pelo menos até 2008. No segundo subperíodo, essas tendências são revertidas e marcadas por queda para os dois indicadores. Também no âmbito da composição da atividade da indústria de transformação, verificam-se diferenças: primeiro se observa crescimento da participação dos bens intensivos em tecnologia e depois dos grupos das commodities agrícolas. Ainda, as taxas médias de crescimento em termos absolutos oferecem panorama mais detalhado acerca do grau de dinamismo da indústria de transformação. A partir de 2011, há deterioração dos indicadores de desindustrialização e isso preocupa quanto à trajetória potencial do crescimento da indústria brasileira.
Keywords: Economia brasileira
Indústria brasileira
Desindustrialização
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ONODA, Suzana Soares. Análise comparativa da desindustrialização brasileira nos períodos 2000-2010 e 2011-2018 sob uma perspectiva intrassetorial. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SSOnoda.pdf845.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.