Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Valeria Fernandes-
dc.contributor.authorCalixto, Aline de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-08-04T12:43:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21275-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleTeatro em libras: cultura surda em destaquept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3912784488508209pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6009209445550054pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a presença da Libras em produções teatrais, seja em apresentações em Libras ou bilíngues (Libras - português). Tendo em vista a garantia legal do surdo ter o “direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas” (BRASIL, 2015), este estudo se justifica devido ao aumento de produções em/com Libras em espaços culturais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, foram analisados oito contextos teatrais que envolvem a Libras, sendo quatro em Libras e quatro em português com interpretação em Libras. Esses contextos se referem a atores, a companhias de teatro ou a peças teatrais. Os contextos teatrais em Libras selecionados foram os seguintes: Grupo Signatores; Palhaço Surddy; Stand Up de comediante surdo; e Grupo Teatrolibração. Já os seguintes contextos bilíngues foram selecionados: Grupo Os Inclusos e os Cisos; Cia de Artes; Grupo de Artes J15; e Grupo Foli Ayê. As principais fundamentações teóricas utilizadas para esta pesquisa foram as seguintes: Libras e Cultura Surda (NUNES, 2019; STROBEL, 2013; FELIPE; MONTEIRO, 2007); Libras em contextos artísticos (NUNES, 2023; ALBRES, 2022, NETO, 2017); teatro, palhaçaria e stand up (MORAES, CASTRO, SANTOS, 2022; SECHINATO, 2016; REIS, 2013). Dessa forma, esta pesquisa destaca produções da cultura surda e também aponta para a necessidade de capacitar professores de Libras e Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa (TILSP) nessa área a fim de que não somente os aspectos linguísticos, sociais, culturais e políticos referentes à Libras sejam abordados na formação desses profissionais, mas também conhecimentos sobre diferentes linguagens artísticas, neste caso, a arte teatral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AOCalixto.pdf663.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.