Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21277
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Impactos da Operação Lava Jato no Brasil: análise da evolução da operação e seus efeitos na sociedade brasileira até 2019
Author(s)/Inventor(s): Moreno, Vitor Novais
Advisor: Castro, Ana Célia
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da operação Lava Jato na economia Brasileira até 2019. A operação Lava Jato pode ser considerada um marco no combate à corrupção e a então impunidade no país. Deputados, ex-governadores, um ex-presidente e executivos do alto escalão da indústria privada foram investigados, julgados e condenados, em uma investigação que alcançou um patamar que não fora outrora observado na história do Brasil. Durante o período que começou a eclodir informações sobre o andamento e resultados parciais da investigação, houve uma queda da popularidade e credibilidade do governo, pois apesar do anseio da população em punir os envolvidos, o fato de tamanha rede de corrupção ter se formado há tanto tempo, e sob olhares negligentes de seus governantes era mais expressivo do que os resultados efetivos. Se não bastasse o impacto da investigação, a crise econômica em 2014, com recuo do produto interno bruto (PIB) e um aumento do desemprego, agravou o cenário político, gerando uma crise política no país, um cenário pouco incentivador para investimentos, o que resultou em um rebaixamento do rating soberano do Brasil na época, indo de uma boa alternativa de investimentos, onde atraia capital internacional para um nível de menor atração, até chegar em grau de especulação, no qual os investidores estrangeiros podem desistir de aplicar no país, ou esperar a existência de rendimentos maiores para aceitarem tomar um maior risco de investimento no país.
Keywords: Operação Lava Jato
Corrupção
Crise econômica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MORENO, Vitor Novais. Impactos da Operação Lava Jato no Brasil: análise da evolução da operação e seus efeitos na sociedade brasileira até 2019. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VNMoreno.pdf166.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.