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dc.contributor.advisorVendramini, Ana Lucia-
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Biajoni de-
dc.date.accessioned2023-08-04T20:47:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:28Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21285-
dc.description.abstractThe nonprofit organizations and social impact businesses face many challenges to implement their projects and process on an ongoing basis. Communication and marketing are crucial areas to its positioning and to reach the expected goals in many areas, including fundraising, attraction of volunteers, sales, promoting of actions, among others. Looking forward to contribute to nonprofit and social businesses entrepreneurs, this research developed a new business model for Colaboradora, an initiative capable of promoting capacity building services in the area of marketing and communication, through the Stage-Gate methodology, which organizes the structuring of new processes through five development stages and evaluation gates, besides tools from Design Thinking and examples such as SWOT Analysis, Business Model Canvas, Minimum Viable Product (MVP), Empathy Map and Theory of Change. Beginning with a bibliographic review that covers the roots of the Sector 2.5 and Third Sector development around the world and in Brazil, up to the usage of an exploratory research with social entrepreneurs from Rio de Janeiro, this document sought to present the main characteristics, needs and offers of this public considering the communication and marketing fields. The territorial context and the currently existing offer directly impacts in the valuation and perception that social entrepreneurs demonstrate in face of communication and marketing for their activities. The research implements a pilot that works directly with the target audience, through the launch of an ebook and an online course, directly impacting over 200 social organizations, as well as developed an action plan for Colaboradora’s development in a 6 months period.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegócios sociaispt_BR
dc.subjectStage-gatept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleProcesso de criação de produtos de comunicação e marketing para negócios de impacto: estudo de caso da Colaboradora Socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Carbo, William de Almeida-
dc.contributor.referee2Silva, Renan Finamore Gomes da-
dc.contributor.referee3Carvalho, Rodrigo da Silva-
dc.description.resumoAs Organizações Não Governamentais (ONGs) e os negócios de impacto social enfrentam inúmeros desafios para a implementação de seus projetos e processos de maneira contínua e permanente. A comunicação e o marketing mostram-se como áreas de vital importância para o seu posicionamento e possibilidade de alcançar resultados esperados em diversos aspectos, dentre eles, a captação de recursos, atração de novos voluntários, aumento do volume de vendas, divulgação das ações, dentre outros. Visando contribuir com os empreendedores de negócios sociais e ONGs, esta pesquisa desenvolveu uma nova proposta de modelo de negócio para a Colaboradora, uma iniciativa capaz de fomentar a capacitação na área de marketing e comunicação estratégica, tendo como base a metodologia de “Stage-Gate”, que estrutura novos processos através de cinco estágios de desenvolvimento e portões de avaliação, somadas as ferramentas Design Thinking, Análise SWOT, Business Model Canvas, Produto Mínimo Viável (MVP), Mapa de Empatia e Teoria da Mudança. Iniciando-se em uma revisão bibliográfica que percorre as raízes do desenvolvimento do Setor 2.5 e Terceiro Setor no mundo e no Brasil, até a utilização de uma pesquisa exploratória com quatro empreendedores sociais do Grande Rio de Janeiro, buscou-se apresentar as principais características, necessidades e ofertas de serviços nas áreas de comunicação e marketing para este público. O contexto territorial e a oferta atualmente existente impactam diretamente na valorização e na percepção que os empreendedores sociais demonstram diante do impacto de comunicação e marketing para suas atividades. A pesquisa implementa um piloto de atuação direto ao público alvo, através do lançamento de um ebook e um curso online, que impactaram diretamente mais de 200 organizações sociais, assim como desenvolve um plano de ação para o desenvolvimento pleno da Colaboradora no período de 6 meses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqMarketingpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

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