Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21296
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Kaio Glauber Vital da | - |
dc.contributor.author | Gomes, Gracy Cristina Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T17:52:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Gracy Cristina Araujo. Analisando a relação entre transporte marítimo, cadeias globais de valor e inovações tecnológicas: uma análise a partir de três estudos de caso. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21296 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comércio internacional | pt_BR |
dc.subject | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.subject | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.title | Analisando a relação entre transporte marítimo, cadeias globais de valor e inovações tecnológicas: uma análise a partir de três estudos de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7140134340728211 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Torraca, Julia Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5365265401318737 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marcato, Marilia Bassetti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7799214152247947 | pt_BR |
dc.description.resumo | O transporte marítimo é o principal meio para distribuir mercadorias entre os continentes abarcando 80% de todo o comércio internacional. Devido ao custo relativamente baixo, além de possibilitar a expansão das trocas entre diferentes nações, ele se desenha como um setor importante na sociedade atual globalizada. Em um contexto global, o setor marítimo é relevante por fazer a ligação entre diferentes setores de grandes empresas. Dessa forma, as transformações tecnológicas que ocorrem no setor são uma das principais formas de manter este competitivo, visando a redução de custos. Assim, dado a introdução da chamada Quarta Revolução Industrial com o blockchain, tecnologias IoT, impressora 3D, navios autônomos, as empresas buscam estratégias para a adoção dessas. Com isso, as maiores empresas do setor representam mais de metade de toda a quantidade, em TEU’s, de contêineres transportados por todo o mundo. Dessa forma, o setor se torna de grande importância para o funcionamento das Cadeias Globais de Valor visto que possibilita o intercâmbio de mercadorias entre os continentes de uma forma mais eficaz do que outros modais. O objetivo desse trabalho visa, apresentar a dinâmica do setor marítimo no âmbito das cadeias globais de valor e a importâncias das inovações tecnológicas no meio buscando entender como as maiores empresas de três países, Maersk da Dinamarca, MSC da Itália e Cosco da China por meio de estudos de casos, aplicam essas transformações para se manterem competitivas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GCArGomes.pdf | 781.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.