Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21308
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Flavia Ferreira dos | - |
dc.contributor.author | Lima, Luanny Matos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T13:46:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21308 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | A trajetória das audiodescrições produzidas na oficina de material adaptado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8248295464551340 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1308340276552794 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Couto, Leticia Rebollo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6224939775524377 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o processo de elaboração das audiodescrições de imagens produzidas na Oficina de Material Adaptado, criada em 2019. Inicialmente as audiodescrições produzidas na Oficina tinham como principal parâmetro uma oficina curta do Instituto Benjamin Constant. Entretanto, no final de 2019, tivemos acesso ao livro Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para a leitura de mundo, de Lívia Motta, que trouxe uma perspectiva didática para as audiodescrições. Com a paralisação das aulas em decorrência da pandemia do Coronavírus, em 2020, o projeto passou a se dedicar à revisão do material adaptado produzido a partir do livro Gramática y práctica de español para brasileños (FANJUL, 2006). Assim, as audiodescrições dessa gramática foram refeitas, considerando a nova perspectiva de Motta, a integração da aluna cega na Oficina como aluna-consultora e as discussões do grupo de extensionistas. Para este trabalho, foram selecionadas três imagens que exemplificam as diferenças entre as audiodescrições de 2019 e as de 2020, comparando as versões diferentes para a mesma imagem. Pretende-se, a partir do relato dessa experiência na Oficina, demonstrar a importância de uma perspectiva didática para as audiodescrições utilizadas no ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LMLima.pdf | 699.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.