Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21324
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo fitoquímico e avaliação da atividade antioxidante da espécie Stachytarpheta crassifolia (Rich.) Vahl (Verbenaceae) da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro, Brasil
Author(s)/Inventor(s): Dionisio, Rafaela Gonçalves
Advisor: Muzitano, Michelle Frazão
Abstract: O gênero Stachytarpheta (Verbenaceae) possui cerca de 113 espécies, com algumas atividades farmacológicas como anti-inflamatória e antioxidante. A espécie S. crassifolia não possui estudos químicos e farmacológicos descritos na literatura e é uma espécie ocorrente na Restinga de Jurubatiba, sendo então alvo desse estudo. O objetivo do trabalho é fazer um estudo fitoquímico e avaliação da atividade antioxidante (AAO) de S. crassifolia. As folhas foram secas, pulverizadas e submetidas a um processo de maceração com EtOH:H 2 0 (70:30). A solução obtida foi concentrada em rota-evaporador e o extrato obtido foi submetido a partição líquido-líquido, obtendo-se as frações Hex, But, AcoEt, Dicl. e AQ. Todas as amostras, com exceção das frações Hex. e Dicl.,foram avaliadas por CLAE-DAD analítico utilizando um sistema gradiente compreendendo diferentes proporções de ACN e H 2 O acidificada pH 2.5 (H 3 PO 4 ). A análise do cromatograma das amostras de S. crassifolia, juntamente com os espectros de UV sugere a presença de derivados flavonoídicos e feniletanoides. Através da comparação dos espectros de UV e do Tr das amostras com o do padrão verbascosídeo ( Tr 13,77 min), isolado da espécie S. schottiana foi confirmada a presença do mesmo no Ex. Br (Tr 13,79min), F. Bu.(Tr 13, 84 min)e F. AcoEt (Tr 13,78 min). A F. AcoEt foi a que obteve maior quantidade de feniletanoides (33,95 ± 1,22 %p/p), verbascosídeo (12,83 ± 0,15 %p/p) e flavonoides (5,80 ± 0,34 %p/p). A atividade antioxidante (AAO) das amostras, com exceção da F. Hex foi avaliada utilizando o método DPPH. Com os resultados obtidos foi possível observar que a F. AcoEt possui maior atividade antioxidante (EC 50 = 19,96 ± 3,16 µg/ml) e que existe correlação entre essa maior AAO e os teores de feniletanóides e flavonoides.
Keywords: Produtos biológicos
Stachytarpheta crassifolia
Compostos fitoquímicos
Antioxidantes
Flavonoides
Biological products
Phytochemicals
Antioxidants
Flavonoids
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DIONÍSIO, Rafaela Gonçalves. Estudo fitoquímico e avaliação da atividade antioxidante da espécie Stachytarpheta crassifolia (Rich.) Vahl (Verbenaceae) da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro, Brasil . 2014. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2014.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RGDionisio.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.