Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21325
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise comparativa entre materiais de isolamento térmico a frio para tubulações em unidades de armazenamento e transporte marítimo de GNL
Author(s)/Inventor(s): Camargo, Thiago Luiz Brito
Advisor: Rocha, Elisa Pinto
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar e comparar materiais de isolamento térmico a baixas temperaturas destinados à aplicação em tubulações e equipamentos encontrados em unidades marítimas utilizadas para transporte e armazenamento de gás natural liquefeito, operando a uma temperatura de -196°C. Para alcançar esse objetivo, foram coletadas informações de diferentes materiais isolantes disponíveis no mercado. Em seguida, esses materiais foram comparados com base em suas propriedades, tais como condutividade térmica, capacidade de proteção dos equipamentos e eficiência. Adicionalmente, realizou-se uma avaliação analítica quanto à transferência de calor, bem como cálculos para determinar a espessura ideal do isolante. Dentre os isolantes selecionados, o Cryogel apresentou maior retenção de fluxo de calor necessitando de menos material (menor espessura exigida). Além disso, a seleção do isolante apropriado depende inteiramente do projeto específico no qual ele será aplicado, devendo-se levar em consideração fatores como frequência de manutenção do equipamento, facilidade de instalação e manutenção do isolamento térmico e verba orçamentária disponível.
Keywords: Isolamento térmico
Gás natural liquefeito
Condutividade térmica
Transferência de calor
Thermal insulation
Liquefied natural gas
Thermal conductivity
Heat transfer
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Jun-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAMARGO, Thiago Luiz Brito. Análise comparativa entre materiais de isolamento térmico a frio para tubulações em unidades de armazenamento e transporte marítimo de GNL. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TLBCAMARGO.pdf602.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.