Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21331
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Evidências da ferramenta Tendência Empreendedora Geral (TEG) no empreendedorismo da enfermagem: uma revisão integrativa
Author(s)/Inventor(s): Martins, Rafaela Corsi
Advisor: Santos, Déborah Machado dos
Abstract: Objetivos: mapear as evidências científicas disponíveis sobre os resultados da aplicabilidade do Teste da Tendência Empreendedora Geral (TEG) no Empreendedorismo da Enfermagem; analisar as dimensões das tendências empreendedoras da ferramenta TEG à luz da literatura científica. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde LILACS (LILACS ® ), BDENF, SciVerse Scopus (SCOPUS ® ) e Publisher Medline (PUBMED ® ), através do cruzamento das palavras-chaves enfermagem, tendência empreendedora geral, empreendedorismo, nursing, general entrepreneurial tendency, entrepreneurship, enfermería, tendência empresarial general emprendimiento. Resultados: a amostra final foi composta por 10 artigos. Os dados foram analisados de forma descritiva, empregando-se o critério de similaridade semântica obtendo-se as seguintes categorias temáticas: empreendedorismo na Enfermagem: aplicabilidade e dimensões do TEG; Evidências sobre o perfil dos graduandos, concluintes e residentes em enfermagem em relação às características empreendedoras; Evidências sobre o perfil dos enfermeiros em relação às características empreendedoras e Evidências sobre o perfil dos docentes em relação às características empreendedoras. Alguns temas destacaram-se nas publicações selecionadas, sendo eles atrelados ao ensino. Conclusão: os dados obtidos demonstram uma lacuna importante sobre a temática e evidenciam o déficit de publicações sobre o empreendedorismo na enfermagem e aplicabilidade da ferramenta para identificar as características empreendedoras dos enfermeiros.
Keywords: Empreendedorismo
Enfermagem
Papel do profissional de enfermagem
Entrepreneurship
Nursing
Nurse’s role
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Jun-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: MARTINS, Rafaela Corsi. Evidências da ferramenta Tendência Empreendedora Geral (TEG) no empreendedorismo da enfermagem: uma revisão integrativa. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCMartins.pdf208.98 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.