Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21335
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Previsão computacional do deslocamento químico do núcleo de Pt-195 em complexos de Pt(II)-Sn(II) com potencial aplicação catalítica
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Milena de Aguiar
Advisor: Paschoal, Diego Fernando da Silva
Abstract: A química da platina (Pt) abrange diferentes propriedades, incluindo catalisadores homogêneos e heterogêneos e fármacos contra o câncer. Vários complexos de Pt foram sintetizados e estudados nos últimos anos. A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) apresenta-se como uma excelente alternativa para auxiliar na busca de novos fármacos e catalisadores, elucidar mecanismos de reação e caracterizar novos complexos de platina. O núcleo de Pt-195 possui diversas características favoráveis para a RMN, porém, do ponto de vista computacional, fatores como os efeitos do solvente, efeitos relativísticos e a influência geométrica e eletrônica dos ligantes na esfera de coordenação, afetam significativamente o estudo computacional dos parâmetros de RMN. Em 2016, Paschoal e colaboradores desenvolveram um protocolo computacional empírico, empregando um Hamiltoniano não relativístico, eficaz na previsão do deslocamento químico de Pt-195 (δ 195 Pt) em complexos Pt(II) por meio do desenvolvimento de um novo conjunto de bases Gaussianas relativísticas, NMR-DKH. O protocolo foi testado para um conjunto de 258 complexos de Pt(II) e através do protocolo computacional GIAO-PBE/NMR-DKH/IEFPCM(UFF)//B3LYP/LANL2DZ/def2-SVP/IEFPCM(UFF), aqui nomeado como P1, obteve um desvio relativo médio (DRM) de apenas 5% em relação aos dados experimentais. Assim, o presente trabalho apresenta um estudo do δ 195 Pt em complexos de Pt(II)-Sn(II), com o objetivo de caracterizar a estrutura de compostos de Pt(II)-Sn(II) e diferenciar compostos com pequenas diferenças entre si. Para 2 complexos com dados experimentais de difração de raio-x, foi feita uma avaliação do protocolo empregado na otimização de geometria e, posteriormente, foi feita uma avaliação δ 195 Pt com 9 protocolos diferentes, sendo que o protocolo P1 apresentou o melhor resultado. Com isso, para um conjunto de 100 complexos, o protocolo P1 foi aplicado e apresentou um R 2 de 0,8462 e um DRM de apenas 3,0%, se apresentando como uma excelente alternativa nos estudos de RMN de Pt-195 em complexos de Pt(II)-Sn(II), amplamente utilizados em indústrias como catalisadores.
Keywords: Catalisadores
Complexos metálicos
Química computacional
Espectroscopia de ressonância magnética
Catalysts
Pt complexes
Computational chemistry
Magnetic resonance spectroscopy
Platina
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto Multidisciplinar de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Milena de Aguiar. Previsão computacional do deslocamento químico do núcleo de Pt-195 em complexos de Pt(II)-Sn(II) com potencial aplicação catalítica. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAPereira.pdf836.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.