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dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Claudia-
dc.contributor.authorBortoni, Samantha Ferreira-
dc.date.accessioned2023-08-14T13:28:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:06Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21351-
dc.description.abstractContamination of soil and groundwater due to LNAPLs (Light non-aqueous phase liquids) has been the subject of environmental concern. A technology widely used in these cases is multiphase extraction (MPE), in which simultaneous recovery of the three phases of the contaminant occurs. Bioslurping, one of the MPE system’s configurations, extracts the fluids through a single conduit, with the maximization of oil extraction as its main goal. Although widely used, much of the knowledge related to its application is empirical. Therefore, the present research has as main aim modeling the multiphase extraction in the Bioslurping module of STOMP using data from a natural Brazilian soil and commercial diesel fuel, in order to obtain results that can help the application of the technique in the field. STOMP is a simulator capable of generating numerical predictions about flow and transport in subsurface through the finite difference method. A sensitivity analysis was performed considering the parameters: applied vacuum and tube tip position. The results showed that excessive increase of the applied vacuum does not generate large gains in the amount of liquids extracted and that the best place for positioning the tube tip is between the air-LNAPL and LNAPL-water interfaces. The well diameter and filter section length were also analyzed, however, the results show that the Bioslurping module is limited to the variation of these parameters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecuperação de LNAPLspt_BR
dc.subjectBioslurpingpt_BR
dc.subjectSimulador STOMPpt_BR
dc.titleAnálise de sensibilidade do sistema de extração multifásica utilizando o simulador Stomppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3537327876675393pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Souza, Michelle Matos de-
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Gerson Cardoso da-
dc.contributor.referee2Ehrlich, Maurício-
dc.contributor.referee3Sousa, Marcelo Rodrigues de-
dc.description.resumoA contaminação do solo e águas subterrâneas devido a LNAPLs (Light nonaqueous phase liquids) tem sido alvo de preocupação ambiental. Uma tecnologia bastante utilizada nestes casos é a extração multifásica (MPE), na qual ocorre a recuperação simultânea das três fases do contaminante. O Bioslurping, uma das configurações do sistema MPE, realiza a extração dos fluidos por um único conduto, possuindo a maximização da extração de óleo como seu principal objetivo. Embora amplamente utilizado, grande parte dos conhecimentos relacionados à sua aplicação são empíricos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo principal a modelagem da MPE no módulo Bioslurping do STOMP usando dados de um solo natural brasileiro e diesel comercial, de modo a obter resultados que auxiliem a aplicação da técnica em campo. O STOMP é um simulador capaz de gerar previsões numéricas acerca do fluxo e transporte em subsuperfície, através do método das diferenças finitas. Foi realizada uma análise de sensibilidade com os parâmetros: vácuo aplicado e posicionamento do tubo pescador. Os resultados mostraram que o aumento excessivo do vácuo aplicado não gera grandes ganhos na quantidade de líquidos extraídos e que o melhor local para o posicionamento do tubo pescador está entre as interfaces ar-LNAPL e LNAPL-água. Também foram analisados o diâmetro do poço e comprimento da seção filtrante, porém, os resultados encontrados mostram que o módulo Bioslurping é limitado à variação desses parâmetros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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