Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21367
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pero, Valéria Lúcia | - |
dc.contributor.author | Barros, Jean Bernardo Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T11:59:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Jean Bernardo Ferreira de. Autonomia ou dependência: uma análise das condições de trabalho em ocupações de transporte e entrega no Brasil. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21367 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Uberização | pt_BR |
dc.subject | Gig economy | pt_BR |
dc.subject | Trabalho informal | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
dc.title | Autonomia ou dependência: uma análise das condições de trabalho em ocupações de transporte e de entrega no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1410179811822160 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Colombini Neto, Iderley | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5265805177963390 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Ana Carolina da Cruz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0193687548913253 | pt_BR |
dc.description.resumo | O mercado de trabalho vem passando por profundas mudanças em sua estrutura e dinâmicas, sendo uma delas em decorrência das tecnologias ligadas ao uso de aplicativos digitais de trabalho. Essas novas formas de trabalho "just-in-time" levantam questões quanto às possíveis contradições dos benefícios para o trabalhador, como a flexibilidade de gerir sua jornada de trabalho e determinar seus rendimentos. Por isso, este trabalho tem como objetivo analisar as condições de autonomia ou de dependência do trabalhador por conta própria em ocupações de transporte e de entrega nas regiões metropolitanas do Brasil. Para tanto, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período de 2012 a 2020, é feita uma comparação do comportamento do mercado de trabalho dessas ocupações antes e depois da entrada de empresas de trabalho “just-in-time” no país, bem como em relação a outros regimes de trabalho e outras ocupações. A análise empírica revela um forte crescimento de trabalhadores nessas ocupações, prevalecendo a informalização induzida por esse modelo de trabalho e a dependência demonstrada no volume de trabalhadores que têm esta como sua principal fonte de renda. Dado esse contexto, houve precarização de suas condições, com queda relativamente maiores de rendimentos reais, baixa adesão à previdência e jornada de trabalho superior à outras ocupações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JBFBarros.pdf | 920.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.