Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21388
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Andressa Folly | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T18:42:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Andressa Folly. “Se com estudo é difícil, imagina sem estudo?”: trajetórias educacionais, expectativas escolares e estratégias educativas de famílias de camadas populares da cidade do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21388 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.title | “Se com estudo é difícil, imagina sem estudo?”: trajetórias educacionais, expectativas escolares e estratégias educativas de famílias de camadas populares da cidade do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho resulta da minha atuação como bolsista de Iniciação Científica, tanto pelo PIBIC quanto pelo CNPq, no Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/FE/UFRJ) entre os anos de 2019 e 2022. Ele vincula-se ao projeto de pesquisa “As trajetórias estudantis no Rio de Janeiro: do ensino fundamental ao ensino médio”, cujo objetivo era analisar as trajetórias escolares de 52 estudantes de duas regiões da cidade do Rio de Janeiro – Zona Sul e Zona Norte – ao longo do ensino fundamental e seus ingressos, ou não, no ensino médio. Por isso, há entrevistas realizadas com 17 responsáveis em dois momentos da escolarização dos estudantes: na transição do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental (2012- 2013) e na transição do 9º ano do ensino fundamental para o 1º ano do ensino médio (2017- 2018). O objetivo geral desta monografia é compreender como as expectativas escolares e estratégias educativas de famílias de camadas populares da Zona Sul e da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro se constroem e se articulam diante dos perfis e trajetórias educacionais dos estudantes. Para isso, são utilizadas as entrevistas realizadas com seus familiares com os objetivos de: i) discutir os conceitos de trajetórias educacionais, expectativas escolares e estratégias educativas a partir da análise do cenário das camadas populares; ii) mapear os perfis socioeconômicos e educacionais, as expectativas escolares e as estratégias educativas dos responsáveis em relação aos dois momentos da escolarização dos estudantes; iii) identificar as mudanças e permanências dessas expectativas escolares e estratégias educativas, considerando o perfil e a trajetória dos estudantes desde o início do ensino fundamental; iv) fazer aproximações e distanciamentos entre os perfis e trajetórias educacionais dos estudantes, expectativas escolares e estratégias educativas adotadas pelos responsáveis nos dois momentos. Os resultados indicam que as expectativas escolares e estratégias educativas das famílias apresentaram mais permanências que mudanças, e que, apesar dos responsáveis terem uma escolaridade menor que seus filhos, possuíam altas expectativas sobre a escolaridade deles em ambos os momentos da pesquisa. Com a evidência da construção de expectativas dos responsáveis sobre a escolarização dos estudantes e da articulação concreta de estratégias educativas, inclusive referentes ao shadow education system, há o questionamento do argumento da omissão parental e da homogeneidade das camadas populares (LAHIRE, 1997; ZAGO, 2000; RESENDE, 2012; CORRÊA DE MELO, 2018), o que possibilita perceber o “sentido do jogo” (BRANDÃO; LELLIS, 2003) presente entre as famílias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AFonseca.pdf | 450.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.