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dc.contributor.advisorDiego, Marcelo da Rocha Lima-
dc.contributor.authorSoares, Victor Machado-
dc.date.accessioned2023-08-16T15:30:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21393-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMitologia nórdicapt_BR
dc.titleOdin, god of many names and adaptations: a comparative study of the Norse deity, from the Eddas and Ynglinga saga to American Godspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5298432250745826pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5434691411475204pt_BR
dc.contributor.referee1Bragança Júnior, Álvaro Alfredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860346626134975pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia de fim de curso é conduzir um estudo literário comparativo acerca de uma seleção de textos medievais de literatura nórdica antiga e um romance contemporâneo. Em particular, as obras que estarão sob análise neste estudo comparativo são: as Eddas, tanto a compilação de poemas que se convencionou chamar Edda Poética quanto a Edda de Snorri Sturluson, ou Edda em Prosa; a Ynglinga saga, ou a Saga dos Ynglings, também de autoria de Snorri Sturluson; e Deuses Americanos, de Neil Gaiman. O objeto em estudo é a personagem Odin e suas múltiplas encarnações nessas diferentes fontes. De modo mais específico, o primeiro capítulo irá tratar dos detalhes de cada uma das obras,apresentando uma breve visão geral sobre elas e seus contextos, bem como quaisquer informações que possam ser importantes sobre sua forma e conteúdo; o segundo capítulo irá se aprofundar em Odin, apresentando uma comparação entre as características chave da personagem em cada uma das fontes, contrastando similaridades e diferenças acerca de sua origem, aparência física, papel social, poderes, motivações, e morte; por fim, o terceiro capítulo irá analisar as mencionadas similaridades e diferenças pelas lentes do fenômeno da Vikingmania, debruçando-se sobre as múltiplas perspectivas acerca da personagem e utilizando-se de teorias sobre adaptação e ideologia. A tese central desenvolvida é que o modo como Gaiman adapta Odin para criar sua personagem "Sr. Quarta-feira", em Deuses Americanos, faz do deus nórdico um produto da Vikingmania, tanto em uma visão intratextual, a partir da própria trama do romance, quanto em uma visão extra textual, observando a narrativa como uma obra literária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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