Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Nivalde José de-
dc.contributor.authorGomes, João Pedro Silva-
dc.date.accessioned2023-08-17T15:42:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:55Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationGOMES, João Pedro Silva. Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21399-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.titleIntrodução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórniapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0312066190882972pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Rosental, Rubens-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2345598461644207pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, André Côrtes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909017022365585pt_BR
dc.description.resumoAs crescentes alterações climáticas e as metas de redução de poluição definidas pelos países trouxeram a necessidade de desenvolver tecnologias que possam servir de alternativas menos poluentes. Um dos principais contribuidores para a emissão de gases poluentes é o setor dos transportes. Apesar de melhorias marcantes na tecnologia dos motores de combustão interna, a poluição do ar na maioria das áreas urbanas ainda é medida em níveis considerados prejudiciais para a saúde humana. Ao longo da década de 1990 e além, a Califórnia escolheu melhorar a qualidade do ar por meio da inovação tecnológica, adotando uma legislação que promoveu veículos limpos, com destaque para os veículos elétricos (VEs). Do ponto de vista prático, o presente estudo visou mapear e analisar as ações institucionais e público-privadas realizadas a partir dos anos 1970, nos EUA e especificamente na Califórnia. Os Estados Unidos sediam grandes empresas com participação na indústria dos VEs e registram os níveis mais altos de difusão de VEs e de infraestrutura de carregamento. A injeção de recursos e a formação de um arcabouço institucional consolidado permite uma base de dados sólida quanto a esse tipo de avaliação. A Califórnia fez progressos significativos para reduzir a exposição a poluentes atmosféricos prejudiciais. Esse progresso é fruto de novas regulamentações e programas baseados em dados científicos sólidos. Essas conquistas refletem um esforço coletivo e bipartidário ao longo do último meio século que envolve o legislativo, distritos locais, indústrias regulamentadas e o público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPSGomes.pdf414.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.