Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21399
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castro, Nivalde José de | - |
dc.contributor.author | Gomes, João Pedro Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T15:42:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, João Pedro Silva. Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21399 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Governança | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.title | Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0312066190882972 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Rosental, Rubens | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2345598461644207 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, André Côrtes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6909017022365585 | pt_BR |
dc.description.resumo | As crescentes alterações climáticas e as metas de redução de poluição definidas pelos países trouxeram a necessidade de desenvolver tecnologias que possam servir de alternativas menos poluentes. Um dos principais contribuidores para a emissão de gases poluentes é o setor dos transportes. Apesar de melhorias marcantes na tecnologia dos motores de combustão interna, a poluição do ar na maioria das áreas urbanas ainda é medida em níveis considerados prejudiciais para a saúde humana. Ao longo da década de 1990 e além, a Califórnia escolheu melhorar a qualidade do ar por meio da inovação tecnológica, adotando uma legislação que promoveu veículos limpos, com destaque para os veículos elétricos (VEs). Do ponto de vista prático, o presente estudo visou mapear e analisar as ações institucionais e público-privadas realizadas a partir dos anos 1970, nos EUA e especificamente na Califórnia. Os Estados Unidos sediam grandes empresas com participação na indústria dos VEs e registram os níveis mais altos de difusão de VEs e de infraestrutura de carregamento. A injeção de recursos e a formação de um arcabouço institucional consolidado permite uma base de dados sólida quanto a esse tipo de avaliação. A Califórnia fez progressos significativos para reduzir a exposição a poluentes atmosféricos prejudiciais. Esse progresso é fruto de novas regulamentações e programas baseados em dados científicos sólidos. Essas conquistas refletem um esforço coletivo e bipartidário ao longo do último meio século que envolve o legislativo, distritos locais, indústrias regulamentadas e o público. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JPSGomes.pdf | 414.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.