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dc.contributor.advisorPereira, Erika Jennifer Honorio-
dc.contributor.authorSantos, Mariana Carla da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-21T18:13:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Carla da Silva. As relações étnico-raciais e a formação de docentes da educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21405-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.titleAs relações étnico-raciais e a formação de docentes da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Arenhart, Deise-
dc.description.resumoO tema deste trabalho, consiste em investigar a formação docente e as relações étnico-raciais. Acreditamos na importância deste trabalho para construir de forma significativa um diálogo sobre a formação docente e as demandas da Educação Infantil dentro do espaço escolar. O currículo escolar tem passado por constantes mudanças e atualizações em seus eixos norteadores incluindo a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena Lei nº 10.639/03. Este trabalho surgiu pela necessidade de compreender como essa demanda é assistida na prática por seus educadores através da pesquisa de campo e qual importância é vista nos cursos de formações continuadas para valorizar a prática docente sem reproduzir racismo. O trabalho monográfico busca elucidar aspectos conceituais sobre a educação das relações étnico-raciais. A pesquisa foi embasada nos trabalhos de Erika Jennifer Honorio Pereira; Nubia de Oliveira Santos, Patrícia Sodré dos santos; Conceição Evaristo de Brito. Além dos documentos orientadores do Conselho Nacional de Educação e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais (2004). Utilizou se uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa e coleta de dados do tipo bibliográfico e pesquisa de campo, o trabalho foi organizado em duas partes. A primeira parte da pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, a segunda parte foi a aplicação de um questionário pesquisa de dados, possibilitando levantamento de informações, através da aplicação de questionário do Google Forms aos 22 docentes de Educação Infantil que aceitaram voluntariamente participar. A revisão da literatura sobre o tema mostrou uma lacuna no conhecimento sobre como a formação continuada pode ser utilizada de maneira efetiva para promover ações antirracistas nas escolas. Os resultados indicam que a formação continuada é uma ferramenta importante para estimular os docentes a refletir e discutir questões raciais em sala de atividades ou outros espaços, promovendo uma educação inclusiva e equitativa. No entanto, também foram identificados desafios para a implementação de práticas antirracistas na formação continuada de docentes, incluindo a falta de formação e conscientização dos docentes sobre questões raciais, falta de tempo devido a jornada de trabalho e a resistência à mudança por parte de alguns setores da sociedade. Conclui-se que é necessário um comprometimento institucional com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo em todas as suas formas para superar esses desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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