Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Erika Jennifer Honorio | - |
dc.contributor.author | Santos, Mariana Carla da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T18:13:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana Carla da Silva. As relações étnico-raciais e a formação de docentes da educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21405 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.title | As relações étnico-raciais e a formação de docentes da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Arenhart, Deise | - |
dc.description.resumo | O tema deste trabalho, consiste em investigar a formação docente e as relações étnico-raciais. Acreditamos na importância deste trabalho para construir de forma significativa um diálogo sobre a formação docente e as demandas da Educação Infantil dentro do espaço escolar. O currículo escolar tem passado por constantes mudanças e atualizações em seus eixos norteadores incluindo a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena Lei nº 10.639/03. Este trabalho surgiu pela necessidade de compreender como essa demanda é assistida na prática por seus educadores através da pesquisa de campo e qual importância é vista nos cursos de formações continuadas para valorizar a prática docente sem reproduzir racismo. O trabalho monográfico busca elucidar aspectos conceituais sobre a educação das relações étnico-raciais. A pesquisa foi embasada nos trabalhos de Erika Jennifer Honorio Pereira; Nubia de Oliveira Santos, Patrícia Sodré dos santos; Conceição Evaristo de Brito. Além dos documentos orientadores do Conselho Nacional de Educação e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais (2004). Utilizou se uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa e coleta de dados do tipo bibliográfico e pesquisa de campo, o trabalho foi organizado em duas partes. A primeira parte da pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, a segunda parte foi a aplicação de um questionário pesquisa de dados, possibilitando levantamento de informações, através da aplicação de questionário do Google Forms aos 22 docentes de Educação Infantil que aceitaram voluntariamente participar. A revisão da literatura sobre o tema mostrou uma lacuna no conhecimento sobre como a formação continuada pode ser utilizada de maneira efetiva para promover ações antirracistas nas escolas. Os resultados indicam que a formação continuada é uma ferramenta importante para estimular os docentes a refletir e discutir questões raciais em sala de atividades ou outros espaços, promovendo uma educação inclusiva e equitativa. No entanto, também foram identificados desafios para a implementação de práticas antirracistas na formação continuada de docentes, incluindo a falta de formação e conscientização dos docentes sobre questões raciais, falta de tempo devido a jornada de trabalho e a resistência à mudança por parte de alguns setores da sociedade. Conclui-se que é necessário um comprometimento institucional com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo em todas as suas formas para superar esses desafios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSantos.pdf | 302.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.