Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21407
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A aceitabilidade da ausência de marcação de plural em verbos de 3ª pessoa em frases que cruzam os fatores ordem e concordância
Author(s)/Inventor(s): Silva, Eliandra Viana da
Advisor: Maia, Marcus Antonio Rezende
Abstract: Essa pesquisa apresentar os dados de medidas off-line de tempo, índice de aceitabilidade e indicadores de hesitação, através de análises estatísticas e de representações arbóreas, de frases que cruzam ordem e concordância, tais como: Em volta da mesa, o irmão e o sobrinho sentam; Em volta da mesa, o irmão e o sobrinho senta; Em volta da mesa, sentam o irmão e o sobrinho e Em volta da mesa, senta o irmão e o sobrinho. A investigação da ordem apresentou-se em dois níveis: SV (sujeito/verbo) e VS (verbo/sujeito). Os dois níveis da concordância foram: o da ausência [N] e o da presença [C] do morfema [-m], que marca a 3ª pessoa do plural. A observação do traço de concordância ocorreu em verbos regulares, no presente do indicativo. Para coleta dos dados experimentais foi utilizada a plataforma web AT Survey da professora Maria do Carmo Lourenço-Gomes (UMinho/Portugal). Os dados colhidos confirmam a hipótese principal de que em ordem VS a ausência de marca de concordância seria mais tolerada. Eles também confirmam a hipótese secundária de que, em estruturas SV, haveria uma menor aceitabilidade da ausência de traço de concordância.
Keywords: Psicolinguística experimental
Aceitabilidade
Concordância verbal
Survey
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VIANA, Eliandra Viana da. A aceitabilidade da ausência de marcação de plural em verbos de 3ª pessoa em frases que cruzam os fatores ordem e concordância. 2023. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras em português - grego) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Letras - Grego

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVSilva.pdf716.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.