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http://hdl.handle.net/11422/21429
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Guimarães, Gustavo Vaz de Mello | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Lucas Magalhães de Castro da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T15:37:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Lucas Magalhães de Castro da. Sistemas de contenção e drenagem para obras de taludes: processo executivo de um trecho na BR 116. 2023. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21429 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Taludes | pt_BR |
dc.subject | Estabilidade de encostas | pt_BR |
dc.subject | Contenção | pt_BR |
dc.subject | Drenagem | pt_BR |
dc.subject | Slopes | pt_BR |
dc.subject | Slope stability | pt_BR |
dc.subject | Containment | pt_BR |
dc.subject | Drainage | pt_BR |
dc.title | Sistemas de contenção e drenagem para obras de taludes: processo executivo de um trecho na BR 116 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3614907040658759 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maurício do Espírito Santo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8604635938341817 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lucas Marques Pires da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569347731590077 | pt_BR |
dc.description.resumo | Grandes maciços de terra são extremamente vulneráveis a ações naturais de intempéries e a ações originadas pela atividade humana, provocando danos financeiros e pondo em risco a vida e o bem-estar de populações locais. Para evitar esses tipos de danos e ameaças, existem diversas técnicas de estabilidade de taludes, nas quais o projeto e a execução devem garantir sua estabilidade externa e interna, respeitando sempre os fatores de segurança e as condições de campo. Este trabalho apresenta uma obra de engenharia realizada no talude de um trecho da rodovia BR 116 localizado na cidade de Teresópolis - RJ, sendo ela baseada na execução de solo grampeado e aplicação de concreto projetado, além de um conjunto de drenagens. Destaca-se que todas as atividades no talude foram executadas por meio de acesso com corda. A partir de um projeto elaborado por uma empresa especializada foi possível acompanhar, verificar e fiscalizar a aplicação de técnicas de contenção de taludes e sistemas de drenagem. Devido a questões de logística, geometria do talude e a magnitude do acidente, algumas pequenas alterações no projeto foram necessárias, tais como substituição de concreto projetado por geomanta em uma das áreas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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