Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21440
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Segunda chamada: reflexões sobre a EJA a partir da série de streaming |
Author(s)/Inventor(s): | Barros, Pennéllope Rochel Gonçalves Pereira |
Advisor: | Baroni, Patrícia Raquel |
Abstract: | Este trabalho tem como temática a reflexão acerca do cotidiano dos estudantes da EJA, em especial, no que tange aos desafios da permanência no sistema educacional. O objetivo geral desta pesquisa monográfica tem como foco realizar um estudo crítico de narrativas elencadas em uma série de TV, e a partir destes questionamentos, refletir sobre os cotidianos de jovens e adultos que experienciam esta modalidade de ensino. Abordaremos temas levantados pela série Segunda Chamada como: falta de recursos financeiros para pagar as despesas básicas, violência urbana, racismo e a discriminação social, apresentando-se em narrativas plurais. Para alcançar este objetivo, o caminho metodológico adotado foi a pesquisa narrativa que possibilita utilizar a experiência de assistir à série Segunda Chamada (disponibilizada pelo canal de Streaming Globoplay), refletir e compartilhar reflexões, permitindo que as subjetividades inscritas nos praticantespensantes (OLIVEIRA, 2012) se façam presentes. Trago também as pesquisas com os cotidianos, que permitem refletir sobre o que é sentido durante as vivências e sobre as escolhas assumidas durante o pesquisar. Inicialmente, é apresentada uma narrativa autobiográfica destacando as relações entre as vivências da autora e a temática proposta. Em seguida, são apresentados os conceitos da pesquisa referentes à Educação de Jovens e Adultos e a abordagem metodológica adotada. Finalmente, são elencados os episódios escolhidos para problematização, bem como a reflexão das problemáticas tratadas neles. Como conclusões, enuncio que estamos em constante processo de formação, e que seremos atravessados pelas narrativas ficcionais, por suas relações com a realidade vivida, pelas suas subjetividades dos praticantespensantes que dialogam conosco e que, todos esses elementos e muitos outros, tecem as nossas identidades. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Minisséries Cotidiano escolar |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 10-Aug-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | BARROS, Pennéllope Rochel Gonçalves Pereira. Segunda chamada: reflexões sobre a EJA a partir da série de streaming. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PBarros.pdf | 677.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.