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dc.contributor.advisorPinheiro, Armando Manuel da Rocha Castelar-
dc.contributor.authorSoares, Patrícia Genelhú-
dc.date.accessioned2017-06-01T15:30:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:30Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2144-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAçõespt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectModelos econométricospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleSubprecificação em ofertas públicas iniciais de ações no mercado acionário brasileiro (2004-2011)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Eduardo Pontual-
dc.description.resumoA Oferta Pública Inicial consiste no primeiro lançamento de ações de uma empresa no mercado e, devido à inexistência de histórico desses ativos em bolsa, sua precificação envolve grande incerteza. A subprecificação, ou underpricing, é entendida como o deságio no preço de emissão de uma ação em relação à cotação de fechamento no seu primeiro dia de negociação e é observável em dimensões variáveis em diferentes países. O presente estudo teve por objetivos a identificação e a caracterização daquele fenômeno nas Ofertas Públicas Iniciais de ações realizadas após a revitalização do mercado acionário brasileiro, entre janeiro de 2004 e junho de 2011. Foram elaboradas hipóteses explicativas e realizados estudos empíricos descritivos e estatísticos, que corroboraram a existência do fenômeno. Foram finalmente estimados modelos econométricos para toda a amostra e para os subperíodos pré e pós-crise de 2008, que indicaram redução da subprecificação após a crise e identificaram diferentes variáveis significantes na sua determinação para cada subperíodo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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