Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21471
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Corpos-travessias nas ondas da Maré: práticas de leitura e a fabulação de novos mundos
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Gabriel da Silva
Advisor: Baroni, Patrícia Raquel
Abstract: A presente pesquisa de monografia é um convite para um passeio. Nessa viagem, atravesso continentes e oceanos na busca por conhecer práticas educacionais que possibilitam a criação de novos mundos a partir da literatura. O objetivo desta escrita é provocar novos sentidos sobre as combinações entre espaços culturais e a escola na luta pela implementação da lei 10.639/03 e a promoção do ensino da literatura afro-brasileira. Como caminhos metodológicos, encontro a cartografia como terreno fértil para mapear esses territórios possíveis. Atrelado a isso, à luz dos estudos com o cotidiano, fabulo com o Educativo do Galpão Bela Maré, espaço cultural situado no Conjunto de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, pistas para se pensar essas práticas. O diálogo teórico-conceitual parte das produções de Azoilda Loretto da Trindade (2006), bell hooks (2017) e Nilma Lino Gomes (2019), importantes intelectuais negras que pulverizam magias com suas palavras e estudos sobre o campo educacional. Esta pesquisa permitiu compreender que é possível criarmos caminhos possíveis para se pensar o acesso e a apropriação de uma literatura comprometida com a emancipação e a justiça cognitiva e epistemológica.
Keywords: Literatura brasileira
Cultura afro-brasileira
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSFerreira.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.