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dc.contributor.advisorCorpas, Danielle dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Amanda Ariani Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-08-31T00:28:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21484-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectFantasia (gênero)pt_BR
dc.titleTropos em obras de fantasia urbana: uma análise de Porém Bruxa de Carol Chiovattopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1496845209341819pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3269991418909417pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo avaliar se livros de fantasia urbana atuam como uma literatura transformadora e emancipatória ou se seguem certas fórmulas pré-determinadas pelo mercado buscando alcançar um alto número de vendas. Para além disso, avalia-se como a obra Porém Bruxa, publicada em 2020 pela autora Carol Chiovatto, atua nesse cenário. O primeiro capítulo propõe-se a introduzir o que se entende por literatura fantástica, a partir das noções elaboradas por H. P Lovecraft, Todorov, David Roas, Roberto de Souza Causo, Matangrano e Tavares. Ademais, busca-se discutir o que se compreende por “alta” e “baixa” fantasia, assim como uma concepção introdutória da fantasia urbana por John Clute. No segundo momento do primeiro capítulo, é abordada a necessidade de pensar a fantasia urbana, bem como os benefícios e as controvérsias associadas à sua produção. No capítulo dois, a análise se detém na questão mercadológica por trás dos best-sellers e no que se entende por tropos. Em seguida, examinam-se histórias de fantasia urbana como Crepúsculo, Harry Potter, Fallen, entre outros, com o propósito de avaliar possíveis padrões que essas narrativas compartilham entre si. Por fim, realiza-se uma análise de Porém Bruxa, na qual é possível observar a utilização de alguns tropos e de algumas convenções, que tornam parte do desenvolvimento da história previsível em algum grau, mas nota-se também a subversão de outros tropos e a quebra de expectativas através dos personagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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