Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21486
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, William Soares dos | - |
dc.contributor.author | Noronha, Amanda de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T00:55:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21486 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua italiana | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O estágio obrigatório no curso de letras: um estudo de base etnográfica sob a perspectiva de uma formanda inserida no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6192261516741890 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5192067304780545 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é fruto de reflexões realizadas durante a minha permanência como estagiária ao longo do estágio obrigatório do curso de Letras em uma escola pública com ensino de língua e cultura italiana em seu currículo. Baseado nas observações em aulas de língua italiana e língua portuguesa, a investigação de base etnográfica, foi desenvolvida em uma Escola Estadual da Zona Norte, na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio da convivência em sala com alunos entre dezesseis e dezenove anos do ensino médio, uma entrevista com uma das alunas do terceiro ano, além de cinco meses de observações participantes. Os resultados apontam que as experiências dos formandos, nesse processo de estágio, são capazes de serem aprimoradas e que os laços entre as Instituições podem ser estreitados por meio da Instituição, na escola, de uma coordenação de estágio, sendo capaz de contribuir com o bem-estar dos estagiários e do desenvolvimento dos estudantes da escola. Além disso, contribuir para que os futuros formandos possam compreender o espaço que a escola oferece para o nosso processo de formação e além de os alunos, da escola, possam observar de perto universitários para refletir sobre o próprio futuro acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Italiano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AONoronha.pdf | 186.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.