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dc.contributor.advisorPires, Pedro-
dc.contributor.authorAfonso, Ariel Denise Pontes-
dc.date.accessioned2023-09-04T15:44:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2020-01-01-
dc.identifier.citationAFONSO, Ariel Denise Pontes. Desafios da assistência psicológica na fase de resposta ao desastre tecnológico em Brumadinho (Minas Gerais / Brasil). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21506-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesastrespt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleDesafios da assistência psicológica na fase de resposta ao desastre tecnológico em Brumadinho (Minas Gerais / Brasil)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: a atuação do psicólogo nas situações de emergências e desastres precisa ser estrategicamente analisada nos campos acadêmico, profissional e social, uma vez que, na contemporaneidade, a frequência e magnitude de tais eventos vêm aumentando e exigindo novas e arrojadas formas de enfrentamento e de redução de riscos. Nessas situações, as intervenções psicológicas assumem papel crucial para suporte aos indivíduos, famílias e comunidades atingidas. Caso exemplar aconteceu no município de Brumadinho, quando da ocorrência do desastre tecnológico de rompimento da barragem de rejeitos de mineração da empresa Vale®, ocasião em que vários profissionais da Psicologia foram mobilizados. Com efeito, estudos e reflexões sobre os desafios enfrentados por esses profissionais são de suma importância para a construção de políticas e serviços públicos de proteção à saúde mental, prevenção de riscos e controle de danos. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivos: descrever como se deu a assistência psicológica desenvolvida junto aos cidadãos do município de Brumadinho, que foram atingidos pelo desastre tecnológico da empresa Vale®; analisar os desafios enfrentados por esses profissionais durante a fase de resposta deste desastre, no que diz respeito à assistência psicológica; e discutir a práxis da Psicologia para fins de gestão de riscos e de desastres. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com psicólogos que atuaram ativamente em Brumadinho. Para o tratamento de dados foi empregado a transcrição manual dos áudios, e o Iramuteq, para análise estatística do corpus textual. Resultados esperados: com o desenvolvimento do estudo espera-se compreender os desafios enfrentados e outros aspectos correlatos à assistência psicológica às pessoas atingidas pelo desastre em Brumadinho, para fins de melhor estruturar os planos de preparação e capacitação local e regional para respostas a desastres, ou seja, como responder melhor e reduzir riscos diante tais situações, como preceitua o Marco de Sendai para Redução de Risco de Desastres 2015-20130, do qual o Brasil é país signatário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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